UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT apoia evento do Governo Federal em parceria com ONU e UNESCO rumo à COP30


23/04/2025

É a primeira vez em que países e órgãos da governança global se articulam para promover uma atuação conjunta em prol da integridade da informação no cenário internacional - Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

Na segunda quinzena de março, o Governo Federal realizou em Brasília um evento estratégico de preparação para a COP30, que acontecerá em Belém, em 2025. A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com a agenda climática global e contou com a importante parceria da ONU e da UNESCO, destacando a relevância internacional da ação.


Durante o evento, foi lançada a Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, uma plataforma que conta integralmente com apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e é voltada ao enfrentamento da desinformação e ao fortalecimento do debate público sobre as mudanças climáticas. Essa rede integra o "Capítulo Brasileiro" da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, promovida sob a presidência brasileira do G20, e simboliza um esforço conjunto entre governo, organismos internacionais e sociedade civil.


A programação incluiu uma oficina no Instituto Serzedello Corrêa e um coquetel no Palácio do Itamaraty, marcando o início de uma mobilização ampla que alia ciência, comunicação estratégica e políticas públicas em prol do meio ambiente.


A UGT, que tem a sustentabilidade como uma de suas principais bandeiras reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e os direitos dos trabalhadores. A central já havia demonstrado sua liderança nesse campo ao realizar, em 2024, um evento em Belém — sendo a primeira central sindical a organizar uma ação desse porte — para debater os impactos das mudanças climáticas sobre os trabalhadores e propor soluções que integrem justiça climática, desenvolvimento sustentável e trabalho digno.


Também integrou a agenda a presença de cerca de 7 mil indígenas, onde foram discutidas formas de integrar os saberes tradicionais aos esforços científicos e institucionais de enfrentamento à crise climática. Participaram Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, e Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que ressaltaram a importância da valorização das populações originárias na construção de políticas públicas sustentáveis.


O evento marcou um importante passo na construção colaborativa da COP30, com o engajamento de atores diversos e o fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais.






logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.