UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Segunda reunião de negociação da Campanha Salarial 2025 com patronal discute importantes pautas de Saúde e Segurança no Trabalho, Recurso de Multas e Formação


29/04/2025


As negociações entre Sindicato e setor patronal na Campanha Salarial 2025 “Juntos Somos Fortes. Unidos, Imbatíveis!” seguem em movimento. Nesta segunda-feira (28), representantes da diretoria plena e membros da comissão de negociação, sentaram à mesa, mais uma vez, na segunda reunião de negociação.


Na conversa anterior, a pauta foi as reivindicações das mulheres. Desta vez, as lideranças apresentaram as pautas de Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente (multas) e Formação, respectivamente.


O secretário de organização e relação do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta), cobrou uma resolução sobre o seminário de cipeiros, que por duas vezes foi cancelado.


A presidente do SPUrbanuss, Sonia Sônia Maria Garcia Mistrello, solicitou dados da quantidade de cipeiros titulares, que estarão no evento, em busca de uma solução efetiva. A expectativa é que o seminário aconteça antes do fechamento da Campanha Salarial.


O Sindicato pediu ajuda do patronal para reabertura das conversas com o poder público sobre a implantação da Lei 15.778/2013, que trata das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho a céu aberto dos motoristas e trabalhadores em transporte rodoviário urbano de São Paulo.


Uma solução proposta é encaminhar a solicitação para análise da Secretaria de Subprefeituras e do Tribunal de Contas do Município (TCM-SP). “Nossos trabalhadores não podem mais ficar tão expostos e sem estrutura para descanso entre as jornadas”, disse o secretário de Saúde, Antonio Barbosa de Jesus (Xarope).


A saúde física e mental dos profissionais do transporte preocupa a direção do Sindicato, que pediu empenho do patronal frente ao problema do exame toxicológico nas empresas – que não deve ser apenas punitivo – mais invocar amplo trabalho de conscientização, com cuidado, atendimento e prevenção. Um processo mais humanizado, que recai no processo de recuperação dos companheiros que infelizmente sofrem com o vício, e precisam de acompanhamento psicossocial.


Excesso de multas e punição excessiva


Os radares descalibrados estão gerando multas excessivas e abusivas pra cima dos operadores. E o Sindicato aproveitou para pedir do setor patronal uma intermediação junto à SPTRANS e CET no sentido de investir no aferimento dos equipamentos e redefinir os critérios das multas. “Esta selvageria está afastando motoristas e prejudicando empresas que não tem reposição de mão de obra qualificada”, apontou Nailton.


Formação e qualificação


A direção do Sindicato tem empregado esforços no sentido de ampliar a formação e qualificação de seus representados nas bases. Por isso, conta com o trabalho efetivo do Centro Educacional de Valorização de Trânsito (CEVAT-RESGATE). Na reunião, o secretário de Formação, Lucas Vieira Dias (Lucão) pediu às empresas que incluam na Convenção Coletiva de Trabalho, a parceria das empresas de ônibus ao centro educacional para auxiliar neste processo em benefício da categoria.


Outras pautas importantes


Na segunda reunião, ambas as partes trataram de outras importantes reivindicações como ampliação do convênio médico para mais um dependente, seguro avaria contra terceiro, uniformes e EPIs para o setor de manutenção, convênio com Gympass, parceria com clínicas para atendimento a dependentes químicos e portadores de mobilidade reduzida. Estas demandas serão levadas pelos representantes do patronal para apreciação dos empresários.


“São pautas relevantes de grande valor laboral e social, que trazem benefícios aos envolvidos: trabalhadores e empresários. Espero que possamos avançar nas discussões”, destacou o secretário de Manutenção do Sindicato, Marcos Antonio Rodrigues de Oliveira (Cachorrão).


Atenção ao calendário


A Campanha Salarial 2025 está com agenda cheia de trabalhos e reuniões até até o fechamento. Dia 07 de maio (retorno para avanço das pautas das Mulheres), 14 de maio (retorno para avanço das pautas de Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente / Multas e Formação), 21 e 28 de maio (Setor de Manutenção) e 04 e 11 de junho (Cláusulas Econômicas).


Companheiros e companheiras do transporte, mantenham-se unidos e mobilizados neste momento emblemático de lutas do Sindicato em defesa da categoria.


Fonte: Sindimotoristas




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.