02/05/2025
Pela primeira vez na história da Micareta de Feira de Santana, as principais centrais sindicais da Bahia — UGT, CUT, CTB, Força Sindical e Nova Central — se uniram para organizar o bloco “Trabalhadores e Trabalhadoras na Folia”, que desfilou nesta sexta-feira (2) pelas ruas da cidade. O ato festivo teve como objetivo reforçar as pautas do movimento sindical em meio à celebração popular.
O presidente da UGT-BA (União Geral dos Trabalhadores da Bahia), Marcelo Carvalho, destacou a importância da iniciativa. “Foi um momento histórico. Pela primeira vez conseguimos organizar o bloco da unidade das centrais sindicais do Estado da Bahia para participar da Micareta de Feira. Isso mostra que é possível levar nossas pautas ao povo de forma alegre e engajada”, afirmou.
Puxado pela banda Araketu, o bloco contou com lideranças sindicais e representantes do governo federal, como o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne, e o dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar. Também participaram o secretário-geral da UGT-BA, Luiz Paulo, o dirigente da UGT-BA, Magnovaldo Santos, e a presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Leninha Valente.
UGT - União Geral dos Trabalhadores