UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Radar descontrolado multa injustamente próximo Terminal Capelinha na Estrada de Itapecerica da Serra


05/05/2025

Na manhã de quarta-feira (30), diretores do SMTTRUSP – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, que representam os trabalhadores e trabalhadoras das empresas KBPX e Viação Campo Belo, compareceram no local em que radar têm multado ônibus com excesso de velocidade.


As multas injustas devido a erros de medição, registraram até 100 Km/h, ao aferir o tacógrafo e o horário, constatou-se que os coletivos multados se querem ultrapassaram a velocidade permitida que é 50 Km/h. Ou seja, pela gravidade da infração os motoristas, caso não consigam cancela-las, poderão ter a CNH – Carteira Nacional de Habilitação suspensas.


O Departamento Jurídico do SMTTRUSP enviou para CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, responsável pela fiscalização do trânsito da capital, ofício com pedido urgente de reunião para tratar sobre o tema e, caso o problema não seja solucionado, poderá acontecer manifestação contra o equipamento que acusa velocidades surreais.


Segundo Nailton Francisco de Souza (Porreta), Secretário de Organização e Relações do Trabalho, Juventude e Pessoas Com Deficiência do SMTTRUSP, por coincidência ou, horas antes da direção da entidade chegar, um técnico da empresa terceirizada responsável pela manutenção dos radares realizou reparos no mesmo, só que negou que tenha sido por problemas de aferição.


Disse que a velocidade dos ônibus é rigorosamente controlada pelo SIM – Sistema Integrado de Monitoramento da empresa, que monitora os veículos em tempo real, e que se eventualmente o motorista insistir em desrespeitar o limite de velocidade durante sua jornada de trabalho, certamente será advertido pelo setor de disciplina, o que não aconteceu com os que foram multados.


“Em breve devemos nos reunir com o presidente da CET para solucionar esta aberração que tanto tem prejudicado nossos companheiros. A multa registrada por este radar é a penalidade mais severa do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considerada gravíssimas, 7 pontos na CNH, que além de pesar mais no bolso, pode até suspender o direito de dirigir”, comentou Nailton Porreta.


Fonte: Sindmotoristas




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.