05/05/2025
Na tarde desta quarta-feira (30), os diretores do SIGMUC se reuniram com a Secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Santos. Esta foi a primeira reunião oficial entre o sindicato e representantes da atual gestão, e trouxe à mesa temas fundamentais para a valorização profissional dos guardas municipais.
A presidente do SIGMUC, Rejane Soldani, apresentou pontos específicos da atual pauta de reivindicação da categoria, com destaque especial para a necessidade da ampliação das vagas nos procedimentos de avanço linear e por níveis, o que permitirá que mais servidores tenham oportunidade de desenvolver suas carreiras dentro da instituição. “Os critérios anteriores são completamente inadequados a qualquer perspectiva de carreira, e só privilegiam um determinado grupo de servidores. Nossa intenção é rever os critérios para que mais servidores sejam contemplados com os crescimentos”, pontua Rejane.
Outro tema tratado com urgência foi a realização do procedimento de mudança de área de atuação, como supervisão e inspetoria. Segundo Rejane, a ausência desse processo tem impactado negativamente o funcionamento das atividades da GMC e precisa ser corrigida com brevidade. “Temos que oxigenar a carreira, o último procedimento foi há mais de 18 anos e isso afeta diretamente a prestação do serviço”, complementa.
A secretária Daniele Regina informou que as demandas apresentadas já estão sendo estudadas pela Secretaria. Ela adiantou que novas regras estão sendo avaliadas com o objetivo de permitir a participação de um número maior de servidores nos processos de desenvolvimento funcional, cuja previsão de início é para o começo do segundo semestre deste ano.
Também foi anunciada a previsão de publicação de edital de concurso público para a contratação de novos GMs, demanda cobrada pelo SIGMUC. A meta da gestão, segundo a secretária, é alcançar o efetivo de 400 novos servidores nos próximos anos, atendendo à demanda da carreira.
Daniele ainda destacou que, em 2026, estão previstas mudanças estruturantes nas carreiras da administração municipal, com foco na valorização e fixação dos novos servidores públicos. A revisão do vencimento básico e da gratificação de segurança também foi colocada na reunião, demandas que, segundo a secretária, entrarão no processo de revisão de carreiras do próximo ano.
“A proposta é construir soluções com diálogo contínuo com as categorias”, afirmou Daniele, reforçando o compromisso com os servidores e com o objetivo de manter o avanço gradativo e responsável de valorização dos servidores.
O SIGMUC segue com agenda permanente de diálogo com a gestão e luta em defesa da valorização da Guarda Municipal, retomando as negociações com a SMGP nas próximas semanas.
Fonte: SIGMUC
UGT - União Geral dos Trabalhadores