13/05/2025
Por Murilo Raggio – MTB: 89.260/SP I Fotos: Fabiano Polayna – MTB: 48.458/SP
Nesta segunda-feira (12), a cidade de Osasco recebeu mais uma palestra da campanha #RespeiteTodoMundo. O evento, realizado em parceria com a Casa Civil de Osasco e o SIEMACO OSASCO, reuniu cerca de 250 pessoas, entre trabalhadores, autoridades políticas, lideranças sindicais e especialistas para debater um tema urgente: o respeito no ambiente de trabalho.
Com foco no combate ao assédio moral, sexual, discriminação e preconceito, a campanha tem ganhado força e reconhecimento não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, promovendo uma cultura de inclusão, empatia e dignidade nas relações de trabalho.
Entre os presentes, destaque para o deputado federal Ribamar Silva, que tem sua origem no movimento sindical e já atuou como chefe de gabinete do ex-deputado federal e atual presidente da FEMACO, Roberto Santiago.
“Tenho muito orgulho de fazer parte deste movimento em prol do trabalhador. Quando fui chefe de gabinete do então deputado Roberto Santiago, aprendi com ele o valor de um mandato participativo, que atua junto e pelas pessoas. Essa campanha representa exatamente isso: estar ao lado de quem precisa, com respeito, escuta e ação”, afirmou Ribamar.
Também estiveram presentes o vice-presidente da FEMACO e presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, o presidente do SIEMACO Osasco, Assil Kraide, o secretário da Casa Civil de Osasco, Cleber Vieira, o secretário adjunto da Casa Civil, Níveo Lourenço, o vice-prefeito Lau Alencar, o vereador Laercio Mendonça e a secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Caroline Cerqueira.
“Em nome do SIEMACO OSASCO, agradecemos a todos por esta oportunidade de dar visibilidade à nossa categoria. Temos certeza de que ações como esta são essenciais para fortalecer a luta por respeito, dignidade e justiça no ambiente de trabalho”, declarou Assil Kraide, anfitrião do evento.
As palestras foram conduzidas por Márcia Adão, Glédis Lúcio, Daniela Sousa e Maria Silva, que abordaram os impactos do assédio e da exclusão no cotidiano do trabalhador, e destacaram a importância de políticas institucionais que garantam ambientes mais saudáveis, seguros e igualitários.
O presidente da FEMACO, Roberto Santiago, fez um discurso contundente sobre a urgência da campanha:
“Lançamos essa campanha há mais de dois anos, e ela continua absolutamente necessária. Infelizmente, ainda vemos muitos casos de desrespeito, assédio e preconceito no ambiente de trabalho. A nossa categoria é, muitas vezes, invisível para a sociedade — tratada como se não tivesse valor. Mas nós não vamos nos calar. Vamos gritar, sim, por mais respeito, por dignidade e reconhecimento para cada trabalhador e trabalhadora deste país.”
A campanha segue firme, levando sua mensagem por todo o país e além dele, ampliando o alcance de uma causa que é, acima de tudo, social, ética e coletiva.
Fonte: FEMACO
UGT - União Geral dos Trabalhadores