15/05/2025
Nesta quarta-feira (14), foi realizada a 4ª reunião com o setor patronal com o objetivo de evoluir nas discussões referentes, desta vez, às pautas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (multas).
Importante conquista do Sindicato na Campanha Salarial do ano passado, o Seminário de Cipeiros se tornará realidade. A secretaria de Saúde, com a liderança dos companheiros Antonio Barbosa de Jesus (Xarope) e Uilton Santos de Jesus (Piu), passará a relação de cipeiros titulares para o setor patronal. Em breve, será definida a data e o local do evento.
O secretário de organização e relações do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta), cobrou resposta sobre a implantação e mapeamento das estruturas (banheiros, refeitórios e locais para descanso) nos pontos de ônibus na cidade de São Paulo.
Para Nailton, as empresas de ônibus e a São Paulo Transportes (SPTrans) precisam cumprir a lei 15.778, de 2013, que dispõe sobre o tema. “Uma conquista do Sindicato para a categoria, que faz 12 anos está na gaveta. Precisamos resolver isso urgente, pois a situação está deprimente, deplorável”, afirmou.
O Sindicato mais uma vez pediu ao patronal para rever as injustiças das multas do RESAM, que assolam a vida dos trabalhadores. Para o secretário de manutenção, Marcos Antonio Rodrigues de Oliveira (Cachorrão), as infrações em duplicidade com as aplicadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) precisam ser retiradas.
Por sua vez, os refeitórios e áreas de vestuário de companheiros e companheiras nas garagens, segundo Cachorrão, requer atenção das empresas, uma vez que não atendem o contigenciamento de funcionários que “não tomam banho no horário adequado ou fazem suas refeições dentro dos ônibus”. Esta reivindicação será passada para providência dos empresários.
A presidenta da SPUrbanuss, Sonia Maria Garcia Mistrello, se comprometeu na próxima reunião em trazer novidades sobre as reivindicações pendentes, e aquelas com avanços mais com pontos em aberto. Fechar essas pautas são de suma importância para seguirmos adiante em busca de mais conquistas para a categoria.
Questões pendentes
Reivindicações como inclusão de um dependente no plano de saúde, tratamento de filhos com mobilidade reduzida, tratamento de pessoas com dependência química e convênio com academia, seguem pendentes, contudo o Sindicato promete acelerar as discussões em torno destas pautas importantes.
O acompanhamento de psicólogo, no entanto, pode ser feito pelo trabalhador – inclusive com o dia abonado – quando houver consulta e anuência de médico do trabalho nas garagens. O patronal concordou com esta proposta apresentada pelo secretário Xarope.
Próxima reunião: Setor de Manutenção
Dia 21 de maio, quarta-feira, às 10 horas, representantes do Sindicato e da SPUrbanuss sentam para discutir as pautas dos companheiros e companheiras do Setor de Manutenção, que é o coração das empresas.
“Nós trabalhamos nas bases e construímos uma pauta ampla e completa com os companheiros da manutenção nas garagens. Agora é hora de irmos à luta na busca por avanços e conquistas”, destacaram os companheiros Nailton e Cachorrão.
TODOS PRA ASSEMBLEIA GERAL
O presidente em exercício do Sindicato, Valdemir dos Santos Soares (Moleque), convoca a categoria para a ASSEMBLEIA GERAL, que acontece no próximo dia 20 de maio (terça-feira), às 16 horas. “Esperamos casa cheia para discutirmos e juntos alinharmos nossas pautas de lutas nesta Campanha Salarial que promete ser histórica”.
Fonte: Sindmotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores