15/05/2025
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), representada por sua comitiva de lideranças sindicais, marca presença no 5º Congresso da Confederação Sindical das Américas (CSA TUCA), que passou a se chamar 5º Congresso CSA TUCA Pepe Mujica, em homenagem ao ex-presidente do Uruguai, falecido recentemente.
A mudança de nome celebra o legado de José "Pepe" Mujica, figura admirada em todo o continente por sua trajetória de luta, humildade e compromisso com os direitos humanos e trabalhistas. Em uma bela homenagem visual, o logotipo do evento — um mapa das Américas Central e do Sul — ganhou o contorno do rosto do ex-presidente, imortalizando sua imagem como símbolo da resistência e esperança para os trabalhadores e trabalhadoras do continente.
Mujica, que nos deixou vítima de um câncer avançado, sempre foi referência por suas ideias progressistas e sua vida coerente com os ideais que defendia. Uma de suas frases mais conhecidas, “A vida não é só trabalhar”, expressa de forma simples a crítica a modelos de exploração e a valorização da dignidade humana — um princípio que a UGT também defende, especialmente na luta pelo fim da jornada 6x1.
O congresso, que reúne lideranças sindicais de todas as Américas, acontece ao longo de cinco dias de debates intensos, construção coletiva e articulação estratégica. Estão presentes 165 delegados e delegadas titulares — 85 mulheres, 80 homens e 18 jovens —, cumprindo os critérios de paridade e representatividade defendidos pela CSA. Completam a composição: 24 suplentes, 20 observadores, 105 convidados(as) e 37 integrantes do staff. A presença de organizações internacionais como a OIT, CSI, IndustriALL e UNI Global Union, com ampla participação feminina, reforça a força global do evento.
Uma conquista importante para o sindicalismo das Américas foi a eleição da venezuelana Marcela León como nova presidenta da CSA TUCA, fortalecendo a presença feminina na liderança continental.
A delegação da UGT é formada por lideranças comprometidas com a transformação do mundo do trabalho e a ampliação da democracia sindical. Estão presentes:
As telecomunicações da UGT, representadas pelas companheiras Maria Edna Medeiros e Bárbara Cunha, asseguraram espaço no Comitê de Mulheres e no Comitê de Juventude da CSA TUCA. “Dividir esse espaço com a jovem companheira Bárbara deixa claro o compromisso das telecomunicações, impulsionando nossa presença em instâncias internacionais, promovendo intercâmbio de experiências e reforçando nossa atuação diante dos desafios do trabalho contemporâneo, das transformações climáticas e sociais e do novo papel do movimento sindical no mundo”, destacou Maria Edna.
A participação da UGT neste congresso simboliza mais um passo na construção de alianças globais, na promoção da igualdade de gênero, da juventude e da diversidade. Consolidando conquistas do passado, firmando o presente e projetando um futuro mais justo para todas as trabalhadoras e trabalhadores das Américas.
UGT - União Geral dos Trabalhadores