UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Negociação da CCT de Previdência Complementar Fechada avança com nova rodada na sede da CONTEC


30/06/2025

Na quarta-feira (26/06), a sede da CONTEC, em Brasília, voltou a receber representantes das entidades laborais e patronais do setor de previdência complementar fechada para a continuidade das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025.


A reunião, realizada no auditório da Confederação, teve sua abertura prestigiada pelo presidente da CONTEC, Lourenço Prado, acompanhado do Diretor de Assuntos Legislativos, Gladir Basso, e da Diretora de Finanças, Maria Leiza Torres. Em sua fala, o presidente Lourenço deu as boas-vindas aos participantes, reforçando o compromisso da entidade com o fortalecimento do diálogo coletivo e compartilhando a recente atuação da CONTEC no cenário internacional.


Além disso, Lourenço destacou a participação na 113ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, em Genebra, onde liderou a Delegação de Trabalhadores do Brasil. Segundo ele, foi um momento importante para discutir temas como transição do trabalho informal para o formal, proteção social nas plataformas digitais e riscos biológicos no ambiente laboral. “Essas pautas se conectam diretamente com os desafios enfrentados pelas categorias que representamos. Nossa presença internacional fortalece o movimento sindical brasileiro e nos dá mais ferramentas para atuar aqui dentro”, ressaltou.


O presidente também mencionou a participação da CONTEC na 14ª edição do Fórum Sindical dos BRICS, reiterando a relevância das alianças globais na defesa do trabalho decente, da justiça social e dos direitos sindicais.


Na mesa de negociação participaram, pela representação dos trabalhadores:


Isaú Chacon, Vice-presidente da CONTEC, presidente do SindSecDF e da FENESPIC;

Alexandra Lucena, advogada do SindSecDF.

Representando a bancada patronal, estiveram presentes:


Cláudio Benedet (Diretor-Presidente SINDAPP);

Fabiano Amann (Presidente ANABBPrev).

Altenide Moreira dos Santos (Previnorte);

Jamile Monteiro (Funpresp-Jud);

Jordana Perfeito (Funpresp-Jud).

Encaminhamentos finais


“Avançamos em vários pontos, reafirmamos cláusulas importantes e ajustamos outras. A proposta será agora reencaminhada à representação patronal para apreciação final. Assim que houver um retorno positivo, será marcada a data de assinatura da Convenção Coletiva”, explicou Chacon.


A rodada foi marcada por avanços no debate de cláusulas propostas pelas representações sindicais e pelas contrapropostas apresentadas pelo setor patronal. O processo negocial segue centrado na busca por equilíbrio, valorização dos trabalhadores e sustentabilidade das entidades de previdência complementar.


Fonte: Contec




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.