03/07/2025
A data cívica do 2 de Julho, que marca a Independência do Brasil na Bahia, foi celebrada nesta quarta-feira com grande participação popular e forte presença do movimento sindical. A União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA) participou do desfile e unificou reivindicações da classe trabalhadora com pautas ambientais e de sustentabilidade.
Segundo o presidente da UGT-BA e porta-voz estadual da Rede Sustentabilidade, Marcelo Carvalho, a manifestação foi uma demonstração da força do movimento sindical. “Fizemos uma caminhada belíssima no 2 de Julho. Levamos para o povo a pauta do fim da jornada 6×1, que unifica todo o sindicalismo brasileiro”, destacou.
A agenda defendida pela UGT-BA também incluiu o fortalecimento dos empregos verdes e o combate à precarização do trabalho. “Sempre digo que o futuro do país passa por duas premissas: trabalho decente e cuidado com o meio ambiente”, afirmou o dirigente.
Durante o cortejo, Marcelo Carvalho falou também sobre a expectativa para as eleições de 2026. “Esperamos eleger companheiros ligados à estrutura sindical e com forte consciência ambiental, como o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne, pré-candidato da Rede a deputado estadual”.
O evento foi marcado também por articulações políticas. Acompanhando de Luís Nogueira, porta-voz municipal da Rede, Marcelo Carvalho esteve com diversas lideranças, como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o deputado federal Bacelar (PV), a vereadora Marta Rodrigues (PT), além dos vereadores Zé do Sindicato (PT-Amargosa) e Sandro Oliveira (PSOL-Oliveira dos Brejinhos).
Carvalho ainda salientou que teve um diálogo “muito positivo” com a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), pré-candidata a federal em 2026.
Fonte: Politica Livre
UGT - União Geral dos Trabalhadores