03/07/2025
Ataque hacker afeta sistema da Caixa e suspende acessos por VPN: empregados devem buscar unidades presenciais para trabalho
Nesta semana, a Caixa Econômica Federal enfrentou instabilidade nos acessos remotos de seus empregados em razão de um ataque hacker que afetou sistemas ligados à compensação bancária. Conforme reportado pela coluna de Mariana Barbosa, do UOL, o Banco Central já restabeleceu parcialmente o acesso ao sistema da C&M, alvo do ataque. No entanto, como medida de segurança, a Caixa suspendeu temporariamente os acessos via VPN de todos os empregados que atuam em regime de teletrabalho.
Diante da situação, a instituição instalou um gabinete de crise em Brasília e orientou que todos os empregados que estavam em home office busquem exercer suas atividades de forma presencial em qualquer unidade da Caixa, até a completa normalização dos sistemas.
Em situações excepcionais em que não seja possível o comparecimento presencial, a orientação é que o empregado e o gestor negociem alternativas viáveis para a manutenção das atividades.
A empresa também informou que, nos casos em que o exercício presencial não for possível, a ausência total ou parcial não será objeto de compensação obrigatória.
Ainda não há previsão para o restabelecimento do acesso por VPN.
Com informações CAIXA e Coordenador da Comissão de Negociação CONTEC/CAIXA
Fonte: Contec
UGT - União Geral dos Trabalhadores