04/07/2025
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) notificou, por meio de publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3), 137 entidades sindicais que estão há mais de oito anos sem atualizar o mandato da diretoria no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).
As entidades notificadas têm o prazo de 180 dias para realizar a regularização. Caso não cumpram a exigência dentro do período determinado, poderão perder o registro sindical, conforme estabelece o artigo 38, inciso IV, da Portaria MTE nº 3.472/2023.
Entre as entidades notificadas, estão 111 sindicatos de trabalhadores e 26 sindicatos de empregadores, representando, ao todo, cerca de 29.800 sindicalizados em todo o país.
A Fesmepar reforça a importância da regularização e se coloca à disposição para orientar e apoiar os sindicatos filiados no processo de atualização cadastral junto ao CNES.
“Sindicatos organizados e com documentação em dia são fundamentais para a garantia dos direitos dos trabalhadores e para o fortalecimento da representação sindical. A Fesmepar está pronta para prestar todo o suporte necessário às entidades notificadas”, afirma Luiz Carlos Silva de Oliveira, presidente da Fesmepar.
A lista completa das entidades notificadas está disponível na edição do Diário Oficial da União de 3 de julho de 2025.
UGT - União Geral dos Trabalhadores