UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Eduardo Pavão é homenageado no dia da Luta Operária.


10/07/2025

No dia 9 de julho, data que simboliza o Dia da Luta Operária, a UGT (União Geral dos Trabalhadores) marcou presença na cerimônia de entrega do Troféu José Martinez, realizada na sede da CTB. A central reafirmou seu compromisso com a valorização da trajetória de lideranças que contribuíram para fortalecer o movimento sindical brasileiro. Representando a UGT, o presidente Ricardo Patah declarou: “É um prazer estar aqui num momento de homenagens, neste evento que valoriza aqueles que tombaram para que tivéssemos um mundo melhor. Sem história não temos presente e nem futuro. O Eduardo Pavão, diferente dos outros homenageados, ele não foi dirigente sindical, ele foi um assessor visionário.”


Patah também recordou brevemente a atuação marcante de Pavão nos tempos da mobilização na Rua Oscar Freire, episódio que ganhou repercussão nacional e chegou à capa da Folha de S.Paulo, ilustrado com a imagem de um leão em uma jaula, símbolo da resistência e da pressão enfrentada pela classe trabalhadora.


Um dos momentos mais emocionantes do evento foi justamente a homenagem póstuma ao ex-assessor da presidência da UGT, Eduardo Pavão, reconhecido por sua dedicação incansável às causas dos trabalhadores. Representado por sua esposa, Fabiana Silvestre dos Santos, e seus filhos, Pavão teve sua trajetória celebrada com carinho e respeito. Em palavras tocantes, Fabiana afirmou: “Eu estou muito orgulhosa de estar aqui, fomos casados por 25 anos e quando o conheci ele já era militante do sindicato dos metalúrgicos de Osasco. Ele amava o que fazia, ele estava sempre pronto.”


Além das homenagens, o evento também relembrou dois marcos históricos do sindicalismo: os 70 anos do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), atualmente presidido por José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do SECSP (Sindicato dos Comerciários de São Paulo) e os 40 anos da greve da campanha unificada de 1985, que se tornou um símbolo de unidade, coragem e mobilização da classe trabalhadora brasileira.


A UGT  reforça seu papel como protagonista na defesa da memória sindical, celebrando figuras históricas e enaltecendo o papel dos trabalhadores e trabalhadoras que ajudaram a construir um Brasil mais justo e democrático.






logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.