14/07/2025
Na manhã deste domingo (13), centenas de sindicalistas reuniram-se no Hotel San Raphael, no centro da capital, para a reunião final de preparação das eleições do SIEMACO São Paulo. Com presença da diretoria completa e lideranças da CONASCON e FEMACO, o encontro marcou o início de um processo democrático de renovação da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegação Federativa da entidade, que começa nesta segunda-feira (14), às 5h da manhã.
A votação seguirá até sexta-feira (18), acompanhando os turnos dos mais de 120 mil trabalhadores representados pelo SIEMACO-SP. Estão aptos a votar os profissionais da limpeza urbana (coleta e varrição), asseio e conservação, áreas verdes, controle de pragas e grandes geradores associados ao sindicato.
Para garantir ampla participação, o sindicato organizou uma estrutura robusta: serão 69 urnas espalhadas por São Paulo, sendo 11 fixas em pontos estratégicos e 58 urnas itinerantes que circularão por 573 setores da cidade. Os locais fixos são: sede (Alameda Eduardo Prado, 648 – Santa Cecília), subsede (Rua Dr. Carlos Augusto de Campos, 165 – Santo Amaro), CECAF (Rua Pirineus, 20 – Campos Elíseos) e as clínicas regionais, localizadas nos seguintes endereços: Rua Dr. Moacir Tavolaro, 263 – Artur Alvim; Rua Dr. Meira Pena, 150 – Guaianazes; Rua Beraldo Marcondes, 293 – São Miguel Paulista; Avenida Deputado Cantidio Sampaio, 153 – Vila Souza (Cachoeirinha); Rua João de Genova, 13 – Santo Amaro; Rua Trajano, 181 – Lapa; e Rua João de Gênova, 10 – Santo Amaro (COR – Centro Odontológico Referência).
O presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, destacou a dimensão e a importância do processo eleitoral. “Reafirmamos nossa representatividade com um sindicato atuante e alinhado às necessidades da categoria. A inovação do aplicativo de eleições, que agiliza a consulta aos votantes, reflete nosso compromisso com transparência e modernidade. Agradeço aos sindicatos parceiros da CONASCON e da FEMACO, cujo apoio fortalece este exercício democrático.”
O presidente da CONASCON e diretor tesoureiro do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, explicou os bastidores da organização. “Foram meses de treinamentos e planejamento para evitar intercorrências. Cada urna contará com presidente e dois mesários, checklist rigoroso de materiais e procedimentos digitais. Nosso foco é assegurar que todos exerçam seu direito ao voto”, reforçou.
A tecnologia é uma aliada nesta eleição. Pela primeira vez, o sindicato adota um aplicativo exclusivo que permite consultar eleitores aptos por nome, CPF ou carteirinha, registrar votos parciais diários e garantir segurança e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para dúvidas ou orientações, os trabalhadores podem entrar em contato com a central de atendimento do SIEMACO-SP pelo telefone (11) 3821-6444.
*Por Fábio Lopes (MTb 81.800/SP) — Fotos: Alexandre de Paulo (MTb 53112/SP)
Fonte: Siemaco-SP
UGT - União Geral dos Trabalhadores