14/07/2025
Sindicalistas de diversos países das Américas reuniram-se em Bogotá, nos dias 9 e 10 de julho, para participar da 7ª Conferência da UNI Américas ICTS. O encontro teve como foco central o debate de temas relevantes para os trabalhadores, especialmente aqueles empregados por multinacionais com atuação em diferentes países.
Durante a Conferência, Gilberto Dourado, presidente do SINTETEL, foi reeleito vice-presidente do Comitê de Telecom das Américas. Também foram eleitos para compor o mesmo comitê: Cristiane do Nascimento, diretora Social do SINTETEL; Mauro Britto, secretário Geral do SINTETEL e Rogério Soares, secretário Geral da FENATTEL. Os mandatos serão exercidos no período de 2025 a 2029.
Ao longo do evento, foram debatidos diversos temas de interesse da classe trabalhadora em âmbito global, entre eles:
Saúde e segurança dos trabalhadores, tanto internos quanto externos;
Saúde mental no ambiente de trabalho;
Capacitação profissional para as novas tecnologias;
Inteligência Artificial e seus impactos no emprego e nas condições de trabalho;
Reestruturação da Telefônica nas Américas;
Importância da negociação coletiva;
Acordo Global com a Claro;
Desafios na organização e sindicalização dos trabalhadores visando ao fortalecimento dos sindicatos;
Garantia de ambientes de trabalho seguros e livres de assédio moral e sexual, tanto para homens quanto para mulheres.
Durante a Conferência, diversas experiências bem-sucedidas foram compartilhadas entre os países participantes. Como resultado, foi elaborado um plano estratégico para o período de 2025 a 2029.
A 7ª Conferência da UNI Américas ICTS definiu diretrizes fundamentais para fortalecer a solidariedade regional e impulsionar ações que promovam dignidade e melhores condições de trabalho para os trabalhadores, especialmente os terceirizados em empresas multinacionais.
Fonte: Sintetel
UGT - União Geral dos Trabalhadores