21/07/2025
O retorno do projeto do sonho da casa própria para a categoria do transporte em todo Estado de São Paulo tem obtido avanços importantes, a partir da Cooperativa Habitacional de Trabalhadores em Transporte no Estado de São Paulo (COOPERTRANSP).
Com a liderança do presidente Almerindo Santos (Tega), a entidade tem buscado organizar a casa, somar mais associados e retomar os projetos habitacionais, como nos Conjuntos Habitacionais no José Dias Trigo e José Belarmino, em Itaquera, zona leste, que transformaram a vida dos beneficiados e marcaram sua rica trajetória ao longo dos anos.
Nesta quinta-feira (17), em reunião na sede da FTTRESP, membros da diretoria e lideranças sindicais ligados ao setor do transporte discutiram pautas e trocaram estratégicas para o fortalecimento institucional da cooperativa junto aos trabalhadores.
O presidente da federação, Valdir de Souza Pestana, grande incentivador, destacou a importância do diálogo junto aos agentes públicos (prefeitos, vereadores, deputados, senadores), no sentido de estreitar relacionamentos e formar parcerias necessárias para criação de projetos. Deu como o exemplo, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que tem desenvolvido conjuntos habitacionais em parceria com os governos estadual e federal, a partir do “Casa Paulista” e “Minha Casa, Minha Vida”.
“Nossa capacidade em abrir estes espaços, conversar com diferentes matizes de políticos em todas as esferas, será fundamental em torno deste objetivo. E a federação coloca-se à disposição para organizar as articulações em favor da cooperativa”, afirmou.
As lideranças na reunião apresentaram suas contribuições para o trabalho da entidade, neste momento de reconstrução. E algumas ações foram definidas, como o levamento do déficit habitacional junto aos trabalhadores nas bases sindicais, divulgação da imagem e trabalho da cooperativa nos canais oficiais das entidades filiadas (jornais, sites, redes sociais) e associação de representantes das diretorias à cooperativa. A inclusão de novas lideranças, de entidades não filiadas, está na pauta e conta com total apoio da FTTRESP.
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, aliás, um dos fundadores da COOPERTRANSP, esteve presente na reunião com membros da diretoria plena, delegados e assessores. Inclusive, um de seus idealizadores, o diretor, ex-presidente e mandatário da NCST-SP, Luiz Gonçalves (Luizinho), marcou presença.
Por sua vez, o companheiro Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), secretário de relações sindicais, ressaltou o trabalho colegiado de lideranças e entidades sindicais para reestruturar a entidade. “A cooperativa é uma conquista nossa, e precisamos trabalhar de forma organizada para ampliar seu poder, seu legado e reaver a confiança dos trabalhadores. A direção do Sindicato está engajada neste projeto e vai empregar os melhores para seu sucesso”.
A cooperativa tem empregado diversos esforços no sentido de prover diversos mecanismos, que possam estimular a presença dos trabalhadores em busca da aquisição do seu tão desejado imóvel. Dentre os incentivos estão o projeto “Limpa Nome”, disposição de linhas e modelos de crédito imobiliário e contrapartidas em benefícios nas entidades das quais são filiados, respectivamente.
“Vamos colocar em prática todas as ações apresentadas para reestruturar a cooperativa e transformá-la em potência na luta pelo sonho da casa própria aos nossos trabalhadores. Portanto, empenho e compromisso dos envolvidos é fundamental”, destacou Tega.
Fonte: Sindimotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores