21/07/2025
O presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná, Leocides Fornazza participou no dia 17 de julho de uma reunião promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), na sede do Tribunal, em Curitiba.
O encontro teve como objetivo planejar a terceira edição do Evento de Abertura do Mês Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, que será realizado no dia 29 de agosto de 2025, no Plenário Pedro Ribeiro Tavares do TRT-PR. O tema central do evento será “Atender Bem é Incluir!”, com foco na construção de um espaço de diálogo entre as pessoas com deficiência e os setores de comércio e serviços, buscando desenvolver práticas inclusivas e eficazes no atendimento ao público.
Conduzida pelo Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, Desembargador Ricardo Tadeu Marque da Fonseca, a reunião proporcionou uma participação ativa dos presentes nas discussões voltadas à identificação das dificuldades enfrentadas na capacitação das equipes de atendimento, ao mapeamento de boas práticas já existentes e à elaboração de estratégias que possibilitem, no evento de agosto, a apresentação de soluções práticas sobre como oferecer um atendimento inclusivo de qualidade.
O presidente Léo Fornazza destacou a importância da participação da Federação nesse processo de construção conjunta. “É fundamental que os trabalhadores do comércio estejam preparados e sensibilizados para atender a todas as pessoas com dignidade, respeito e empatia. A inclusão é uma responsabilidade coletiva, que começa com a formação e com o compromisso social”.
A programação do evento de agosto deverá contemplar três eixos principais: o que diz a legislação sobre o atendimento às pessoas com deficiência; o olhar das pessoas com deficiência sobre como gostariam de ser atendidas e quais são os caminhos e soluções práticas para a construção de um atendimento verdadeiramente inclusivo.
A Fecep reforça seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, a valorização da diversidade e a construção de ambientes de trabalho mais inclusivos em todo o Estado do Paraná.
Fonte:FECEP
UGT - União Geral dos Trabalhadores