28/07/2025
Inspirado no poema A Diferença, de Bertolt Brecht, o presidente da UGT, Ricardo Patah, fez um duro alerta durante a reunião de trabalho do L20 (Grupo dos Trabalhadores do G20), realizada na África do Sul. Assim como no poema, em que a indiferença diante da injustiça leva à tragédia quando ela finalmente nos atinge, Patah comparou o cenário internacional ao tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aos produtos brasileiros.
Segundo Patah, a medida protecionista prejudica diretamente a economia brasileira, mas, principalmente, os trabalhadores e os empregos. “Se não nos posicionarmos agora, logo outros países sofrerão retaliações semelhantes, e os trabalhadores é que pagarão a conta”, afirmou.
Diante disso, Patah propôs que os representantes dos países do L20 exijam participação ativa dos trabalhadores nos debates internacionais sobre políticas tarifárias. “Não se trata apenas de números e exportações. São vidas, empregos, famílias”, destacou.
Por fim, lançou uma provocação: “Precisamos mostrar nossa indignação. O capital e o trabalho devem caminhar em equilíbrio. Mas, nesse caso, esse equilíbrio está profundamente desajustado. E nós não podemos ser cúmplices do silêncio”.
UGT - União Geral dos Trabalhadores