UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho: Sindicato mantém firme seu compromisso histórico na luta pela saúde e segurança dos trabalhadores


29/07/2025

Neste dia 27 de julho, comemora-se, em todo o Brasil, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a partir das Portarias nº 3.236 e 3.237, de 27 de julho de 1972, cujo objetivo principal reduzir os índices de acidentes, doenças ocupacionais, fatalidades e os custos decorrentes a esses eventos.


A origem da data parte do trabalho efetivo realizado pela Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), que desde a década de 1960, cumpre a sua missão para promover a melhoria das condições de trabalho, realizando pesquisas, estudos e capacitação, bem como ações voltadas para a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.


Sua atuação efetiva foi responsável pela aprovação das portarias importantes na instituição do Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e a obrigatoriedade dos serviços de Medicina do Trabalho e engenharia de segurança do trabalho (Sesmt), que estão vigentes até hoje.


A prevenção de acidentes de trabalho é apontada por especialistas como de extrema importância por diversos motivos: a proteção da saúde e da vida dos (as) trabalhadores (as), melhoria da qualidade de vida no trabalho, redução de custos, cumprimento das normas e leis, aumento da produtividade, preservação da imagem da empresa, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.


Neste contexto desafiador, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, que representa mais de 60 mil trabalhadores nas bases, realiza trabalho histórico e permanente na prevenção e garantia da saúde e segurança nas garagens.


A atuação da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) é efetiva com a eleição de cipeiros, escolhidos por companheiros e companheiras nas empresas de ônibus, que realizam trabalho fundamental no cumprimento das normas de segurança, que envolvem fiscalização e representação, uso adequado de equipamentos de segurança, revisão periódica dos ônibus, treinamentos, seminários, combate implacável a todo tipo de assédio, dentre outras atividades com suporte da entidade.


“Esta data é emblemática em nossas lutas, pois permitiu a regulamentação das normas de proteção e segurança nos locais de trabalho, que antes não havia. Mesmo assim, existe um longo caminho a percorrer. O Sindicato cumpre seu papel histórico pelo bem dos trabalhadores, pois a saúde é um dos pilares fundamental de nossa atuação nas garagens”, afirma o secretário de assuntos de Saúde do Trabalhador do Sindicato, Antonio Barbosa de Jesus (Xarope).


 


Números preocupantes


Apenas em 2024, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab/https://smartlabbr.org/), foram notificados 742,2 mil notificações de acidentes de trabalho com 1.915 mortes, 180,3 mil concessões a auxílio-doença por acidente do trabalho, 6,5 mil de aposentadoria por invalidez e 513 concessões de pensão por morte em acidente de trabalho. Os afastamentos por problemas com a saúde mental chegaram a casa dos 500 mil casos. E os custos previdenciários por auxílio-doença passam dos 35 bilhões de Reais.


Fonte: Sindimotoristas-SP




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.