04/08/2025
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (1º de agosto), a 1ª Conferência Livre contra a Violência, Assédios no Trabalho e pela Luta das Mulheres Condutoras por Justiça e Igualdade de Oportunidades, em preparação à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro em Brasília, organizado pelo Ministério das Mulheres.
Participaram do encontro histórico – coordenado pela secretaria de assuntos das mulheres do Sindicato, com apoio da UGT Nacional, na figura da vice-presidente Cleonice Caetano, que palestrou sobre Igualdade de Oportunidades no Mundo do Trabalho e Movimento Sindical – as companheiras integrantes do colegiado de Coordenação das Mulheres, delegadas e militantes nas garagens de ônibus, que representam mais de 8 mil guerreiras do transporte por ônibus.
Representaram a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo (FTTRESP), a secretária estadual da mulher, Monique Cristina Bastos, e assessora da diretoria da entidade, Elaine Freitas.
As companheiras de luta acompanharam palestra realizada pela técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Rosângela Vieira, que abordou os cenários e desafios da participação das mulheres no mercado de trabalho, combate à violência e aos assédios moral e sexual, luta pela igualdade de gênero, luta pela igualdade e valorização salarial, respeito no local de trabalho, luta contra a desigualdade, conquistas das lutas na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, dentre outros.
Foi apresentada na reunião a proposta sistematizada para comissão organizadora da conferência. Por unanimidade, as lideranças leram e aprovaram 04 pautas, que serão apresentadas no encontro nacional: (1) cotas para mulheres em cargos de decisão nacional; (2) canal 24 horas para denúncias de assédio; (3) campanhas de antidiscriminação em terminais; e (4) fiscalização da igualdade salarial: juntas somos mais fortes, respectivamente.
Em votação, as companheiras Edna Andrade (secretária de assuntos da mulher do Sindicato) e Flavia Varela (membro da diretoria plena do Sindicato) foram escolhidas para representá-las na 5ª Conferência Nacional. As companheiras Fabiana Maria de Alfredo (Gato Preto) e Mirela Garcia (Sambaíba Garagem 3), por sua vez, ficaram na suplência.
“Estamos vivendo um momento histórico, onde podemos discutir de forma efetiva pautas históricas das mulheres. Nosso poder de luta e unidade fará a diferença em torno do nosso fortalecimento enquanto guerreiras empoderadas. O setor do transporte mostrará que é composta por mulheres transformadoras”, destacou Edna.
O presidente licenciado do Sindicato, Edivaldo Santiago, representando o presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque), prestigiou a conferência livre, onde destacou os avanços nas lutas das mulheres da categoria e sua capacidade na luta por respeito e valorização. “Felicito as companheiras que estão dando voz às suas lutas e batalhando por conquistas. A entidade tem compromisso histórico com nossas guerreiras”.
Fonte: Sindimotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores