04/08/2025
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou mais uma megaoperação em cinco estados do País. A ação foi realizada entre os dias 21 e 25 de julho.
No estado de São Paulo, a operação foi realizada em 62 postos de combustíveis e em um transportador revendedor retalhista (TRR).
Os fiscais estiveram na capital paulista e em outras oito cidades: Lençóis Paulista, Santo André, São Bernardo do Campo, Marília, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Jaú e Bauru.
Nas ações do órgão, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos.
Ação em cidades do Interior
Em Lençóis Paulista, Marília, Jaú e Bauru, o Procon Estadual realizou ações de fiscalização por meio do acordo de cooperação técnica e operacional que mantém com a ANP.
Na Capital, dois postos de combustíveis sofreram autos de infração e de interdição total, um por não permitir livre acesso às suas instalações e o outro, por comercializar etanol com metanol, dificultar a ação de fiscalização, operar sem instrumentos para a medição de tanques e não apresentar equipamentos para a análise de qualidade dos combustíveis.
Em Jaú, um posto de combustíveis sofreu interdição total por comercializar gasolina e etanol fora das especificações exigidas por lei.
Fonte: Sinpospetro Jundiai
UGT - União Geral dos Trabalhadores