04/08/2025
Bate-papo descontraído abordou questões importantes acerca dos interesses dos trabalhadores e cidadãos jundiaienses
Na última sexta-feira (1º), o presidente Milton de Araújo recebeu nos estúdios do podcast do Sincomerciários de Jundiaí e Região, a presidente da Associação Comercial Empresarial – ACE de Jundiaí, Leandra Maia Diniz e o vice-presidente da entidade, Orlando Fabrício. O episódio foi gravado e deve ser divulgado, em breve, no canal do YouTube, redes sociais e site do Sindicato.
A presença de ambos se deu em virtude de eles fazerem parte, juntamente com Milton e outras entidades, de uma Comissão Municipal pela Revitalização do Centro da Cidade, formada recentemente por um grupo de vereadores para estudar e encontrar saídas que melhorem a região central a curto, médio e longo prazo, em diversos aspectos, conforme reivindicações dos comerciantes, dos comerciários e da população que frequenta o Centro, de modo geral.
Questionada sobre as ações da ACE envolvendo as abordagens da Comissão, Leandra falou sobre os projetos da Associação que visam dar visibilidade para o comércio local e destacam os pontos positivos do Centro, como a arquitetura que, segundo ela, é considerada uma das mais bonitas de todo o Estado de São Paulo. A presidente explicou que sua equipe desenvolveu e encaminhou à Prefeitura um estudo com indicadores e medidas cabíveis à reestruturação da região a partir das carências observadas.
De acordo com o vice-presidente Orlando, a prefeitura já recebeu algumas demandas da Comissão Municipal, elaboradas a partir de uma série de reuniões realizadas com inúmeros atores representativos, e tem colocado em prática algumas medidas a curto prazo em termos de zeladoria, como a limpeza das calçadas e o reforço da Guarda Municipal no entorno.
Milton falou sobre sua preocupação com a revitalização do Centro devido às constantes reivindicações da categoria, mais impactada com as lamentáveis degradações observadas ao longo dos últimos meses na região, que tem levado ao fechamento de lojas históricas da Cidade, inibindo o desenvolvimento econômico de Jundiaí – o que é ruim para os trabalhadores.
“As pessoas estão preferindo os shoppings do que o Centro, que antes era um lugar muito frequentado e procurado até por pessoas de fora da nossa Cidade. Hoje o que vemos são lojas fechando e trabalhadores cada vez mais inseguros e comerciantes descontentes com a sujeira e a falta de segurança das ruas da região central”, disse Milton.
Assista a este e outros programas no Canal do Sindicato no YouTube: @sincomerciariosdejundiai
UGT - União Geral dos Trabalhadores