08/08/2025
Encontro discutiu propostas salariais, condições de trabalho e impacto da inteligência artificial no setor bancário
A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) promoveu, nesta semana, uma reunião com dirigentes sindicais da base do Bradesco. O encontro foi conduzido por Lourival Rodrigues, presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e representante da Feeb na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco.
A reunião abordou temas estratégicos como acordos salariais, condições de trabalho nas agências e os impactos da inteligência artificial no setor bancário.
Propostas do banco
Também foi debatido o Programa de Resultados Bradesco (PRB). Embora o acordo ainda não tenha sido assinado, a Federação se posicionou favoravelmente à adesão, sem abrir mão de cobrar melhorias que assegurem remuneração mínima para os trabalhadores.
Precarização da limpeza nas agências
Outro tema em destaque foi a troca recente da empresa prestadora de serviços de limpeza nas agências. O assunto tem causado preocupação. Denúncias relatam atrasos salariais e condições de trabalho degradantes, sobretudo com empregadas migrantes em situação vulnerável. Durante a reunião foi destacado que sobre a situação há inclusive uma investigação em andamento do Ministério do Trabalho em Sorocaba.
Para embasar a atuação sindical, ficou definido que todos os sindicatos devem realizar um levantamento detalhado sobre a situação da limpeza em cada agência e enviar à Federação até 15 de agosto.
Práticas irregulares: uso de recursos próprios por bancários
Outro tema levantado foi a denúncia de que funcionários estão sendo pressionados a pagar contas do banco, o que configura prática irregular e ilegal. A Federação vai levar esse problema à gestão do Bradesco para providências.
IA, jornada e emprego: desafios da nova era bancária
O avanço da inteligência artificial no setor bancário foi um dos principais temas da reunião. O representante da Feeb SP/MS ressaltou a necessidade de os sindicatos se prepararem para os impactos da automação, com foco na redução da jornada de trabalho e na proteção dos empregos. Foram propostas ações de formação e diálogo com a categoria para ampliar a conscientização.
Levantamento de saúde e outras ações
Também foi solicitado que os sindicatos apresentem um mapeamento das condições de atendimento médico e odontológico em suas regiões.
A reunião ainda tratou, ainda, de temas internos de organização sindical, da reinauguração da regional Araçatuba e da agenda de reuniões com o banco.
Fonte: FEEB
UGT - União Geral dos Trabalhadores