19/08/2025
A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT) começou na segunda-feira (18) e segue até quinta (21), em Brasília. O evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reúne representantes do governo, entidades sindicais, entre elas o SIEMACO São Paulo, e movimentos sociais para discutir políticas públicas voltadas à saúde da classe trabalhadora.
O encontro tem como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e está organizado em três eixos: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as novas relações de trabalho e a participação popular no controle social.
A conferência é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), e organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A etapa nacional ocorre mais de uma década após a última edição, consolidando propostas apresentadas em etapas estaduais, municipais e livres.
A programação prevê palestras, mesas de debate, grupos de trabalho, atividades culturais e um ato político público nesta quarta-feira (20), no Museu Nacional da República, em Brasília.
Entre os objetivos do encontro está o de formular diretrizes que fortaleçam a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, considerando os impactos da pandemia de Covid-19 sobre as condições de trabalho e a saúde física e mental dos trabalhadores.
O SIEMACO São Paulo está representado no evento pela diretora Maria Silva, que acompanha os debates e contribui com as discussões sobre a realidade dos trabalhadores do setor de asseio, conservação e limpeza urbana.
“Os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza estão expostos diariamente a riscos que muitas vezes são invisíveis para a sociedade. É fundamental que a saúde dessa categoria seja tratada como prioridade, com políticas públicas que garantam prevenção, proteção e dignidade no ambiente de trabalho.”
Maria Silva, diretora do SIEMACO-SP
Por Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP); Fotos: Divulgação
UGT - União Geral dos Trabalhadores