20/08/2025
Brasília, 19 de agosto de 2025 —
A 2ª Reunião do Fórum Permanente dos Trabalhadores da Aviação Civil, realizada na capital federal, marcou um passo importante para a melhoria das condições de trabalho em aeroportos brasileiros. Os diretores Paulo Henrique Oliveira e Cristiano Rodrigo, representando o SINTEATA e a FENASCON, respectivamente, trouxeram um tema crucial para o debate: a precária infraestrutura dos aeroportos “lado A”.
A pauta, que aborda a falta de banheiros adequados, bebedouros, áreas de descanso e a infraestrutura em geral para a qualidade nos ambientes de trabalho dos trabalhadores, foi bem recebida pelos integrantes do fórum. Segundo os representantes sindicais, o pedido para a criação de uma comissão específica para tratar do assunto já foi encaminhado.
“Essa foi uma reunião muito produtiva. A pauta sobre a precariedade da infraestrutura no ‘lado A’ foi aceita e encaminhada com sucesso. É um tema de extrema importância não apenas para nossa categoria, mas para todos os trabalhadores aeroportuários e aeroviários que serão beneficiados com essa iniciativa”, afirmou o diretor Paulo Henrique Oliveira.
A criação da comissão visa trazer mais visibilidade e soluções para as condições de trabalho, que afetam todos os profissionais aeroportuários e aeroviários.
A próxima reunião do fórum está agendada para novembro, mas, até lá, a comissão continuará trabalhando para garantir avanços e melhorias significativas.
O SINTEATA reforçou, ainda, a importância da participação dos trabalhadores, destacando que mantém um canal de denúncias totalmente sigiloso por meio de suas redes sociais e do aplicativo SINTEATA.
UGT - União Geral dos Trabalhadores