21/08/2025
A diretora Secretária Cristiane do Nascimento representou o SINTETEL em Bogotá
Em 19 de agosto, na cidade de Bogotá- Colômbia, aconteceu a 27ª Reunião do Comitê de Mulheres da UNI Américas. O evento, organizado pela UNI, debateu as políticas de igualdade salarial, violência doméstica e assédios, reunindo as lideranças femininas dos seguintes países do continente: Argentina, México, Peru, Canadá, EUA, Colômbia, El Salvador e Costa Rica.
O SINTETEL foi representado por Cristiane do Nascimento, que é diretora Secretária do Sindicato e vice-presidente do Comitê da UNI Américas Mulheres.
Durante a reunião foi discutido as ações políticas - adotadas em alguns países das Américas por governos de direita – e o retrocesso nas pautas sobre igualdade de gênero. Dentre os retrocessos destaca-se o questionamento do candidato ao governo no Chile sobre a inviabilidade do voto feminino. Bem como, a proibição da linguagem inclusiva na Argentina.
Na ocasião, assuntos que impactam a vida das mulheres no mundo do trabalho foram abordados, tais como:
- Os direitos de gênero em disputas: Fascismo e regressão democrática nas Américas;
- Ação coletiva por trabalho decente e igualdade;
- Implementação da política de tolerância zero em caso de violência doméstica e assédio.
Cristiane do Nascimento comentou sobre as ações de enfrentamento e atuação sindical diante do problema. “Todos os dias estamos na luta pelo fim da violência doméstica - na rua e no trabalho, por salários iguais e pelo fim dos assédios e dos adoecimentos nos locais de trabalho. São problemas sociais que todas e todos devem participar e não deixar normalizar, pois muitas mulheres estão adoecendo e outras sendo assassinadas. Triste realidade, mas que vamos continuar combatendo”, destacou.
Fonte: Sintetel
UGT - União Geral dos Trabalhadores