25/08/2025
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo tem compromisso histórico com a inclusão social, na categoria e no sistema por ônibus da capital.
Uma pauta de valor prioritário na gestão do presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque), a entidade batalha pela efetivação em suas lutas sindicais e na Campanha Salarial na cláusula que trata especificamente “do tratamento dos filhos com deficiência”.
Nesta sexta-feira (22), o Sindicato deu mais um passo importante nesta reivindicação com envio/protocolo de ofício n° 203/2025 à Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência, solicitando agenda para reunião em caráter de urgência com a secretária da pasta, Silvia Grecco.
Participam da construção desta pauta as secretarias da mulher (Edna Andrade), da Saúde (Antônio Barbosa de Jesus, Xarope) e organização, relações do trabalho e pessoa com deficiência (Nailton Francisco de Souza, Porreta), respectivamente.
“Estamos abrindo o diálogo com esta importante secretaria em busca de propostas, soluções e disposição de políticas públicas voltadas à inclusão de trabalhadores, seus filhos e usuários no sistema de transporte por ônibus na maior cidade da América Latina”, disse Moleque.
A inclusão de pessoas com deficiência envolve garantir a participação plena e igualitária na sociedade, removendo barreiras físicas, comunicacionais, atitudinais e programáticas. No contexto brasileiro, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, estabelece direitos e deveres visando a inclusão em diversas áreas, como educação, trabalho, saúde e lazer.
Fonte: Sindimotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores