27/08/2025
Com o tema “O futuro do sindicalismo passa pela força da juventude e pelo protagonismo das mulheres”, o Seminário Nacional de Jovens e Mulheres Sindicalistas, que aconteceu em Santa Catarina, e contou com a participação de grandes lideranças importantes para o movimento sindical que trouxeram suas experiências como exemplo de atuação, inspiração e superação aos presentes. A ideia do evento foi debater a participação das mulheres e jovens na atuação sindical.
Para abrir os trabalhos no sábado tivemos atividade de descompressão e integração com a terapeuta Gabriela Naschenweng, que também é presidente do Sindpresc de Santa Catarina. Em seguida foi a vez da assessora jurídica, Dra. Zilmara Alencar, que fez um panorama jurídico sobre ações relacionadas a juventude e as mulheres do Brasil. Tivemos um painel sobre mulheres, encerrando a parte da manhã, com a coordenação de Maria Edna Medeiros, secretária da Mulher da Fenattel e da UGT, que contou com a participação de convidadas especiais, como: Cristiane do Nascimento, diretora do SINTETEL e vice-presidente da FENATTEL; Cenise Monteiro, membra do conselho fiscal e ex-secretária da mulher do SINTETEL-SP; Deise Recoaro, pesquisadora, militante sindical e feminista; Vivien Suruagy, presidenta da Feninfra; a especialista da ONU Mulheres, Flávia Muniz: Gabriela Cordeiro, diretora financeira do Sinttel SC e também secretária de juventude da FENATTEL e convidamos também as companheiras Estela e Aurea do Sinttel Para, que recém voltaram a somar na FENATTEL.
Na parte da tarde, Rosane Cordeiro, escritora e doutora em letras iniciou com uma atividade com o seguinte tema “Da Leitura à Escrita”. Na sequência foi a vez do painel da juventude, coordenado por Gabriela Cordeiro, do Sinttel -SC, apresentando o jovem lutador de box, Leonardo Weiss, e seus pais, contando sobre sua trajetória no boxe, seus sonhos, seus desafios e superação após uma grave lesão, que serviu como inspiração para a juventude presente.
E foi Roberto Montanha, especialista em auto potencialização, na companhia do mágico Crispim, que encerrou o evento com a palestra ‘Os Segredos Mágicos do Sucesso’.
O evento aconteceu na Cidade de Florianópolis em Santa Catarina, nos dias 22 e 23 de agosto. Cerca de 100 sindicalistas dentre os estados do Tocantins, Pará, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Bahia, Ceará e São Paulo participaram do evento, que foi organizado pelo Sinttel-SC, com apoio do SINTETEL-SP, da FENATTEL, da CONTCOP e da UGT.
Além dos anfitriões Rogério Soares e Gabriela Cordeiro, participaram da mesa de abertura, no primeiro dia de evento, o presidente do SINTETEL- SP, Gilberto Dourado; Maria Edna, secretária da Mulher do SINTETEL, FENATTEL, CONTCOP e da UGT; Canindé Pegado, secretário Geral da UGT; Vivien Suruagy, presidente da Feninfra; e Flavia Muniz, especialista da ONU Mulheres.
Ao iniciar o Seminário, houve um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da FENATTEL e diretor financeiro do SINTETEL, Almir Munhoz, que nos deixou no último 27 de julho. Almir com certeza estaria nesta atividade, uma vez que foi um dos maiores apoiadores das mulheres e da juventude no movimento sindical e, principalmente, nas telecomunicações.
Fonte: Sintetel
UGT - União Geral dos Trabalhadores