02/09/2025
Na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira, 01 de setembro, foi dado mais um importante avanço na luta pela aprovação da PEC 14/2021, que busca garantir condições de trabalho mais dignas e regulamentar a aposentadoria especial para mais de 400 mil agentes em todo o País.
O Seminário Regional, coordenado pelo deputado federal Luciano Ducci e pela presidente do Sindacs-PR e vice-presidente do FNARAS, Ondna Rodrigues Macedo, reuniu cerca de 500 lideranças e trabalhadores.
As entidades presentes reforçaram a importância da valorização profissional, da desprecarização das condições de trabalho e da aposentadoria especial para os agentes, que prestam um serviço essencial ao SUS e à população brasileira.
“Estar aqui, neste momento de reparação histórica para os nossos trabalhadores, é como a realização de um sonho de justiça”, destacou Ondna Rodrigues Macedo.
A luta conta com apoios expressivos, como o da UGT-PR, maior central sindical do Estado. Seu presidente, Manassés Oliveira, afirmou: “A Central vai somar esforços nessa luta pela valorização e proteção dos agentes que se dedicam a cuidar da saúde de outras pessoas”.
O evento reuniu agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) de 48 municípios paranaenses, além de representantes dos estados do Amazonas, Piauí, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e São Paulo.
https://www.instagram.com/p/DOGTWU2DhdC/?img_index=1
UGT - União Geral dos Trabalhadores