05/09/2025
Demos um passo importante rumo à inovação no atendimento sindical com a realização do treinamento da primeira Inteligência Artificial Sindical do Brasil. A ferramenta foi criada para facilitar o dia a dia dos assessores de base e também auxiliar os trabalhadores com respostas rápidas e seguras sobre temas como CCT, aviso prévio, homologação, benefícios, direitos e deveres.
A IA foi desenvolvida pela empresa SindiGo, com o apoio e acompanhamento direto desde o início do projeto. O treinamento foi ministrado por Álvaro Cesar, profissional responsável pela condução da formação, que explicou como a ferramenta vai funcionar na prática. A ideia é usar a tecnologia como um canal de apoio para levar mais agilidade, clareza e inclusão ao atendimento da categoria.
A ferramenta foi pensada para se tornar uma aliada dos assessores durante as visitas aos postos de trabalho e no atendimento direto aos sócios, ajudando a responder dúvidas que surgem no dia a dia com base nos documentos oficiais da categoria. Tudo isso de forma prática e segura, sem perder o contato humano que é marca do trabalho sindical.
Além de ajudar os assessores, a IA também poderá ser acessada por trabalhadores que quiserem consultar informações por conta própria, de forma mais rápida. Isso representa mais autonomia para a categoria, e reforça o compromisso com a democratização do acesso à informação.
A construção dessa tecnologia é resultado do diálogo entre a empresa desenvolvedora e a diretoria sindical, que acreditou na proposta desde o início. O objetivo é continuar fortalecendo o vínculo com os trabalhadores, trazendo ferramentas modernas, sem perder a essência da luta sindical.
Em breve, a IA estará disponível nos canais de atendimento. Essa é só mais uma das ações que reforçam nosso compromisso com a base: inovar para cuidar melhor de quem mais precisa.
Fonte: Siemaco-Guarulhos
UGT - União Geral dos Trabalhadores