09/09/2025
O Sinsaúde fechou Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Unimed Leste Paulista de São João da Boa Vista, garantindo reajuste salarial de 5,20% para cerca de 500 trabalhadores.
O reajuste é referente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de junho de 2024 a maio deste ano e vale a partir de 1º de junho, sobre o salário de maio. As diferenças salariais de junho, julho e agosto serão pagas até o quinto dia útil de setembro.
No acordo, está garantido o fornecimento de refeições a todos os empregados do hospital em refeitório próprio, e também o vale-alimentação no valor de R$ 198,00, mais vale extra de R$ 180,00 para quem não faltar durante o mês. A assistência médico-hospitalar será por meio de plano de saúde básico da empresa e o fornecimento de remédios a preço de custo.
Além disso, está garantido o adicional de hora extra de 50% para as duas primeiras horas e de 100% para as demais, e mais o adicional noturno de 40%, a incidir sobre os salários da hora normal. O auxílio-creche equivale a 5% do menor salário da categoria, por mês e por filho até cinco anos.
Outro benefício concedido aos trabalhadores associados ao Sinsaúde é a folga de 12 de maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador da Saúde.
Salário de ingresso
Os profissionais também têm a garantia dos salários de ingresso de acordo com a função e a carga horária. “É o mínimo que o trabalhador vai ganhar ao ingressar no hospital, evitando assim desigualdades”, disse a presidente da subsede, Damaris Bertuqui Cavinatti.
O diretor Osvaldo Montier Jr. destaca a importância do Acordo e a participação dos trabalhadores. “A categoria precisa entender que só se avança nas conquistas com união e participação junto ao Sindicato. Juntos chegaremos longe”, reforça.
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região via Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo
UGT - União Geral dos Trabalhadores