UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Fui coagido a votar no Bolsonaro: Justiça do Trabalho condena empresa de agrotóxicos em R$ 1 milhão por assédio eleitoral


09/09/2025

A Justiça do Trabalho condenou, em segunda instância, a empresa Iharabras S.A. Indústrias Químicas, conhecida como Ihara, ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais coletivos por assédio eleitoral. A decisão foi publicada no dia 29 de agosto de 2025, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), com sede em Campinas (SP), e reverte a decisão de primeira instância que negou a condenação. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

A condenação da produtora de agrotóxicos decorre de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que apurou denúncias de coação e direcionamento político nas dependências da empresa, em Sorocaba (SP), durante o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.

 

Segundo os autos, gestores da empresa organizaram um evento com funcionários no pátio da fábrica, durante o expediente, e distribuíram camisetas da seleção brasileira. Na ocasião, houve discursos com apelos à reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Leia a decisão na íntegra.

 

“Fui coagido a votar no Bolsonaro”, afirmou um dos trabalhadores, em depoimento incluído no processo judicial.

 

Outro empregado relatou que ouviu de seu superior direto a seguinte pergunta: “A Ihara pode contar com você para derrotar os petistas?”.

 

Em e-mail incluído nos autos, um terceiro trabalhador relatou que “o teor do discurso foi de conscientização política, remetendo aos malefícios que um governo de esquerda poderia causar no agronegócio”. Segundo ele, “não houve, explicitamente, a orientação em voto para o candidato Bolsonaro, porém, foi um discurso bastante parcial a favor da continuação do governo Bolsonaro”.

 

 

Fonte: Brasil de Fato via  Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo 

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.