UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Padeiros de São Paulo será nos dias 29 e 30 setembro e 1, 2 e 3 de outubro de 2025


15/09/2025


A eleição para a nova diretoria do  Sindicato dos Padeiros de São Paulo é mais um momento importante para os padeiros, confeiteiros e demais trabalhadores da categoria exercerem um direito democrático e colocarem em prática a consciência política e de classe.



Encabeçada pelo atual presidente, Chiquinho Pereira, a Chapa 1 é formada por companheiros(as) experientes e por novos militantes com destacada atuação nas padarias e empresas do setor de confeitaria e panificação.



O Sindicato, ao longo dos anos, nas lutas contra a exploração, garantiu registro em carteira, jornada de 8h, folga semanal, cesta básica, PLR, adicional noturno, Dia dos Padeiros (Dia do Trabalhador da Categoria), seguro de vida, Convênio Médico e tantos outros benefícios, que hoje são garantidos nas Convenções e nos Acordos Coletivos de Trabalho.



Nada caiu do céu nem foi presente de patrão “bonzinho”. Foi luta, participação da categoria e combatividade das diretorias.



No atual mandato (2021-2025) fizemos campanhas de prevenção à pandemia, negociamos acordos para manter empregos e empresas produzindo, garantimos os reajustes com aumento real, benefícios e conquistas dos Acordos e Convenções Coletivas e alavancamos inúmeras ações sociais.



Contra os retrocessos políticos, participamos de atos unificados em defesa da Democracia, do Estado Democrático de Direito, da Soberania Nacional e do desenvolvimento sustentável com proteção ao meio ambiente, geração de empregos de qualidade, direitos trabalhistas, justiça e inclusão social.



Mantivemos a nossa estrutura de lutas, o patrimônio e os serviços oferecidos à categoria: homologação no Sindicato, departamentos jurídico, médico e odontológico, Colônia de Férias em Caraguá e convênios na área educacional com descontos para sócios e dependentes, entre outros benefícios.



A proposta é continuar neste caminho, enfrentando os desafios com muita força, união e esperança em dias melhores para todos(as)! 


"A nossa Chapa 1 - Nossa Luta é por Você - é formada por companheiros e companheiras com muita experiência nas ações sindicais e por novos(as) militantes que chegam para somar esforços nas lutas do dia a dia para garantir os direitos da categoria, ampliar os benefícios e continuar melhorando as relações e os ambientes de trabalho.



Contamos com a expressiva participação da categoria nas eleições e com o voto na Chapa 1. Vamos continuar juntos, Sindicato e trabalhadores(as), e cada vez mais fortes, representativos e atuantes nas lutas e conquistas. Um forte abraço a todos e a todas!".



Chiquinho Pereira


Candidato a presidente da Chapa 1 - Nossa Luta é por Você!



Eleição será nos dias 29 e 30 setembro e 1, 2 e 3 de outubro de 2025O Sindicato vai disponibilizar urnas fixas na sede, subsedes e nas empresas com grande número de sócios. Nas demais empresas e padarias haverá urnas itinerantes. Todos os sócios podem e devem votar. Para votar, o associado deve apresentar a carteirinha de sócio do Sindicato ou outro documento de  identificação. Em caso de dúvida ou se o nome do associado não constar na listagem de votação, ele pode votar em separado. 



Os mesários estão devidamente preparados para orientar os companheiros(as) sindicalizados(as).



Os responsáveis pela apuração irão validar ou não os votos em separado. Os aposentados também têm e devem exercer o direito ao voto.



Propostas de Trabalho da Chapa 1 – A Chapa do Sindicato – Nossa Luta é por você!



Lutas trabalhistas e sociais



Fim da jornada 6X1


Esta escala de trabalho (seis dias consecutivos e apenas um dia de folga por semana) representa superexploração e precarização, causa adoecimentos físicos e mentais e rouba o tempo de viver, de conviver com a família, descansar, estudar e ter lazer.



Jornada de 40h (sem redução salarial)


Em 1988, na Constituição Federal, as 44h foram legalizadas para todas as categorias. Já se passaram 37 anos e com os avanços tecnológicos e o aumento da produtividade, não há mais justificativa para longas jornadas. As melhorias no nosso setor não devem ser apenas para ampliar os lucros de poucos, devem servir para melhorar a vida dos trabalhadores(as) e gerar emprego para a nossa categoria.



Saiba mais: 


Segundo a OMS e a OIT, o excesso de trabalho causa mais de 745 mil mortes por ano.


Estudo da Fiocruz aponta que longas jornadas aumentam casos de depressão, insônia e ansiedade.


Há países que já testam a semana de 4 dias, com excelentes resultados em produtividade, saúde e qualidade de vida.  


Segundo o DIEESE, com jornada de 40h, o Brasil pode criar até 3 milhões de novos empregos.



Implantação do anexo VI da NR12


Trabalhar é essencial, mas é inadmissível a classe operária perder dedos, mãos, braços, saúde e a vida. Para que a nossa categoria tenha mais segurança, lutaremos pela implantação em definitivo do anexo VI (específico sobre o setor de panificação e confeitaria) da NR 12 (norma regulamentadora Nº 12), que trata sobre segurança em máquinas e equipamentos.



Folga aos domingos a cada 15 dias para as mulheres


As trabalhadoras acumulam trabalho remunerado, doméstico e de cuidados. Precisamos aliviar esta sobrecarga vivida pelas companheiras, conquistando a folga quinzenal obrigatória aos domingos. Este direito é reconhecido pelo TST e STF, é constitucional e deve ser respeitado e tratado com isonomia pelas padarias e empresas. Se não fizerem isso, estarão assumindo que tratam de forma desigual as mulheres e, ao desrespeitarem a lei, terão que arcar com as consequências, sejam elas greves ou ações na Justiça. O Sindicato deve continuar aberto para as negociações coletivas sobre esta pauta, desde que a intenção dos patrões não seja desfavorável às trabalhadoras e observados os limites da lei.



Maiores valores de PLR


As padarias, confeitarias e empresas do nosso setor estão em plena expansão, ampliando unidades, a produtividade e o número de clientes. Os lucros e/ou resultados obtidos precisam ser distribuídos de forma mais justa aos trabalhadores(as), que são os responsáveis por este crescimento e merecem ganhos extras (PLR) maiores.



Formação, Qualificação e Requalificação Profissional


Com a Chapa 1, o Sindicato continuará negociando formação, qualificação e requalificação profissional, que garantam manutenção do emprego, remunerações melhores e políticas de transição justa para a categoria perante as inovações tecnológicas e produtivas no nosso setor.



CIPAs e Comissões de Saúde


Implantar e fortalecer a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em todas as padarias e empresas com mais de 20 trabalhadores(as), implantar as Comissões de Saúde dos Trabalhadores(as), para amparar a categoria com atendimento, orientações, intervenções técnicas nos locais de trabalho, promoção de condições seguras de trabalho, ações para a prevenção de acidentes e doenças, e combater os assédios moral e sexual nos locais de trabalho.



Lutas trabalhistas e sociais

Fortalecer e ampliar as negociações individuais por empresa e as Negociações Coletivas.


Garantir os direitos mínimos estabelecidos na Constituição Cidadã de 1988.


Continuar perseguindo a sindicalização de toda a categoria até o ano de 2029.


Ampliar a Colônia de Férias de Caraguatatuba e construir a Colônia de Férias de Praia Grande.


Lutar pela extinção das condições inseguras de trabalho e pela melhoria das condições de saúde e higiene nos locais de trabalho.


Implantação obrigatória de programas de gestão em Saúde e Meio Ambiente nas empresas.


Fim das horas extras = reduzir ou limitar as jornadas extraordinárias.


Igualdade de salários e condições de trabalho entre homens e mulheres e os portadores de necessidades especiais.


Delegados Sindicais por empresas.


Fim da informalidade e da precarização e combate às empresas clandestinas.


Garantir o direito de acompanhamento pelo Sindicato nas fiscalizações e inspeções nos locais de trabalho.


Ampliação dos convênios com faculdades e escolas.


Valorização dos Padeiros aposentados.


Manutenção da luta contra os assédios moral e sexual nos locais de trabalho.


Lutar contra a discriminação por raça, sexo, cor ou orientação sexual.



Lutas institucionais



Fim da intervenção do Ministério Público do Trabalho nas Negociações Coletivas de Trabalho.


Lutar pela revogação do § 2º do art. 114 da emenda constitucional nº 45 que estabelece o comum acordo para ajuizamento de dissídio coletivo.


Lutar por uma política adequada sobre as tarifas públicas (transportes, energia elétrica, telefone, água, combustíveis), combatendo os aumentos abusivos.


Lutar pela manutenção da política permanente de valorização do salário mínimo.


Lutar pela intensificação do trabalho formal, como forma de aumentar a participação dos salários na renda nacional e garantir trabalho decente, com direitos, para todos e todas.


Lutar pelo ensino público e gratuito em todos os níveis.


Lutar pela valorização e recuperação dos benefícios para os aposentados e pensionistas.


Lutar por um sistema de Seguridade social inclusivo seguindo os preceitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988.


Lutar pelo aumento do percentual do orçamento da União destinado ao SUS (Sistema Único de Saúde).


Lutar para ampliar a participação dos trabalhadores no sistema S.


Lutar para garantir saneamento básico e acesso à água potável para todos os brasileiros e brasileiras.


Lutar pela ratificação da convenção 158 da OIT, que trata da proibição da dispensa imotivada.


Lutar pelo fim do trabalho escravo ou forçado, do turismo sexual e da prostituição infantil.



Lutar pelo cumprimento da agenda 2030 (17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS e 169 metas) por parte do Estado Brasileiro


Também continuaremos recomendando nos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho a aplicação destes objetivos, entre eles: erradicação da pobreza, energia limpa e acessível, igualdade de gênero, indústria, inovação e infraestrutura, cidades e comunidades sustentáveis, segurança alimentar e combate à fome, trabalho decente e crescimento econômico, água potável e saneamento, redução das desigualdades, ação contra a mudança global do clima.

Fonte:  Padeiros




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.