UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Discursos orientam congressistas no enfrentamento de casos de saúde mental da categoria


17/09/2025

A abertura do 29º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo foi marcada pelos pronunciamentos dos membros da Comissão Organizadora do evento realizado dia 12 de setembro, no Complexo Eco (Avaré), sob o tema “Saúde Mental dos Comerciários: Uma Responsabilidade de Todos Nós”. Os conteúdos dessas exposições já anunciaram o sucesso do encontro, que reuniu cerca de 350 dirigentes sindicais comerciários oriundos da base territorial dos Sincomerciários e Sinfrafarmas. Os trechos abaixo ressaltam as principais considerações manifestadas na ocasião:


Márcia Caldas, responsável pelo “eixo” Eventos do Projeto Fênix: “Cada segundo deste Congresso tem de ser aproveitado ao máximo. Ele foi organizado para que tudo dê certo. E dará! A sua realização demonstra mais um momento de união do sindicalismo comerciário paulista em nome da promoção do bem-estar da categoria. Redobrem as suas atenções diante das palestras que aqui serão expostas por renomados especialistas. É do aprimoramento dos nossos conhecimentos que vamos reforçar a nossa luta pela preservação da Saúde Mental dos comerciários”.


João Peres Fuentes, subcoordenador: “Discutiremos neste espaço de diálogo o urgente tema da Saúde Mental dos comerciários. Olhemos para a nossa categoria com a preocupação que vai além dos locais de trabalho. Olhemos para a dignidade, qualidade de vida e bem-estar de quem está na linha de frente do comércio, servindo a população e movimentando a economia. Nosso Congresso em muito vai contribuir para transformar as nossas preocupações em propostas e conquistas! É certo que vamos realizar um Congresso produtivo, inspirador e transformador!”.


Edson Ramos, Coordenador Executivo: “Faremos um grande evento em benefício da categoria. Saúde Mental requer atenção especial. É nosso dever estarmos atentos a esta condição que está afastando milhares de trabalhadores dos seus locais de trabalho. Já a nossa obrigação é duplicar a vigilância nesses locais de trabalho e mostrar aos comerciários e aos práticos de farmácia que eles não estão sozinhos em termos de cuidados relacionados à Saúde Mental. Deem as suas contribuições para preservarmos a Saúde Mental da categoria. Afinal, é uma responsabilidade de todos nós!”.


Luiz Carlos Motta, Coordenador Geral: “No ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, este Congresso traz à tona as nossas preocupações com a Saúde Mental do Comerciário. Chegamos aqui cercados por discussões preliminares. Destaco que uma delas conta com o envolvimento dos 72 Sindicatos Filiados à Federação, da CNTC e, igualmente, do meu mandato enquanto Deputado Federal! Refiro-me à Redução da Jornada Semanal de Trabalho, Sem Redução Salarial e Sem Horas Extras. Também precisamos avançar na discussão sobre a inclusão do adicional de ‘penosidade’ em nossas Convenções Coletivas. Trabalhos extenuantes comprometem a Saúde Mental. Estou certo que as Deliberações deste Congresso vão contribuir para avançarmos na preservação da Saúde Mental dos Comerciários. Vocês são os protagonistas desta história!”.


Fonte: Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.