22/09/2025
O Diretor da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) Flávio Bonifácio Pinto, esteve em Brasília no dia 19 de setembro para participar do último dia da jornada acadêmica de estudos e debates que marcou o encerramento do Curso de Altos Estudos para o Aperfeiçoamento em Direito Coletivo do Trabalho e Processo Coletivo do Trabalho. A capacitação foi promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em parceria com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), com a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Instituto Edésio Passos.
Com duração total de 40 horas, o curso reuniu em formato híbrido, com aulas on-line e presenciais, 60 participantes de diversas regiões do Brasil, entre dirigentes sindicais e advogados de entidades representativas, com o objetivo de fortalecer a defesa dos direitos trabalhistas e ampliar a qualificação do movimento sindical. Durante o curso, os participantes puderam prestigiar aulas ministradas por renomados juristas e professores, como o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maurício Godinho Delgado, o Prof. Dr. Sandro Lunardi Nicoladeli, da Universidade Federal do Paraná e representante do Brasil na Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Profª. Dra. Gabriela Neves Delgado, da Universidade de Direito de Brasília e o Diretor de Negociação Coletiva e Relações do Trabalho da CNTC Alessandro Jair dos Reis.
O Diretor Flávio destacou que a participação em processos de formação reforça a importância da qualificação dos dirigentes sindicais e fortalecem a atuação em defesa dos trabalhadores. “Treinamentos como este nos permitem atualizar o conhecimento, trocar experiências, promover a melhoria contínua e trazer para a nossa base maior segurança jurídica na defesa dos direitos dos trabalhadores. Ao longo das 40 horas de curso, tivemos a oportunidade de prestigiar aulas de altíssimo nível, ministradas por professores de excelência, o que elevou significativamente a qualidade da capacitação e o nosso preparo para enfrentar os desafios do movimento sindical.”
O encerramento oficial e a entrega dos certificados ocorreram nas dependências da UDF, marcando a conclusão de um curso que se destacou pelo alto nível acadêmico e pelo impacto positivo na qualificação dos dirigentes sindicais e advogados de sindicatos do país. A iniciativa foi reconhecida como um marco de qualificação, consolidando a parceria entre entidades de representação trabalhista e instituições acadêmicas e apontando para novas edições no futuro.
Com sua presença, a FECEP reafirma o compromisso de investir na formação de seus dirigentes, garantindo uma atuação cada dia mais efetiva, sólida e qualificada em defesa da categoria comerciária.
Fonte: FECEP
UGT - União Geral dos Trabalhadores