UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Reunião entre Sindicato e Fundacentro alinha propostas em favor da saúde laboral da categoria


26/09/2025

Na gestão do presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque), a direção plena do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo trabalha de forma efetiva em prol da saúde, segurança e proteção da categoria nos locais de trabalho.


Passo importante neste compromisso histórico foi dado, nesta quarta-feira (24), onde representantes da entidade entregaram pauta de reivindicações ao presidente da Fundação Jorge Duprat (FUNDACENTRO), Pedro Tourinho de Siqueira e ao diretor de pesquisa aplicada, José Cloves da Silva.


No documento constam itens como regulamentação de intervalos para refeição/repouso dos trabalhadores em transporte por meio de recomendação do Ministério do Trabalho; alteração da norma regulamentadora n°6 para o fornecimento de equipamentos de proteção individual específicos que proteja os trabalhadores de vírus como a COVID-19; garantia por meio de portaria obrigatoriedade de cursos de formação e requalificação profissional aos companheiros do transporte; e alteração do anexo III da norma regulamentadora n° 24 que trata “das condições sanitárias e de conforto aplicáveis aos trabalhadores da categoria em atividade e externa”, respectivamente.


 


Aposentadoria especial


Dentre as reivindicações, também foi apresentada questão referente a portaria 1.297 de 2014, que alterou o anexo 8° “quanto ao limite de tolerância para vibração de corpo inteiro”, a partir da norma regulamentadora n° 15 do Ministério do Trabalho.


O Sindicato, a partir de estudos de nexo-causal elaborados pela secretaria de assuntos da saúde com suporte de especialistas, quer a revogação da portaria, em virtude dos sérios problemas causados na saúde dos trabalhadores do volante com doenças laborais e afastamentos, passíveis do requerimento de aposentadoria especial, mas que atualmente não são possíveis.


O documento foi protocolado na fundação pelos secretários da saúde Uilton Santos de Jesus (Pio), de organização e relações do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta), bem como pelos advogados dr. Arnaldo Dantas (consultor jurídico da NCST-SP) e José Juscelino de Medeiros (especialista em Saúde e Segurança do Trabalho), que deram suporte técnico. Ambos possuem bastante experiência e vários estudos publicados sobre o tema.


“Estamos atuando junto ao maior e mais respeitado centro de estudos voltado à saúde do trabalhador, com o objetivo de corrigir este equívoco histórico e criar instrumentos necessários para garantir o bem-estar da categoria. Avançamos e vamos seguir focados em cuidar da nossa gente”, afirmou Pio, ao final da reunião.


 


Cooperação pela saúde dos trabalhadores


As entidades avançaram na criação de parceria/contrato de cooperação para disposição de estudos técnicos sobre os diferentes impactos na saúde dos operadores da categoria. A proposta é que os resultados ajudem na implantação de medidas nas garagens a partir do trabalho realizado pelos cipeiros, bem como na composição de pautas específicas em negociações junto ao setor patronal.


Fonte: Sindimotoristas




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.