26/09/2025
Nesta quinta-feira(25/09), o SINTETEL, a FENATTEL (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações), e o Sinttel-BA se reuniram com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para abordar o atual cenário do setor de telecomunicações. A principal pauta da reunião foi a precarização do trabalho, que tem sido causada pela contratação de empresas que não seguem os padrões de qualidade e direitos trabalhistas.
Tal prática tem gerado prejuízos em duas frentes:
- Para os trabalhadores: As empresas precarizadoras, como a R2, no caso da Bahia, contratam pessoas sem experiência e não cumprem os Acordos Coletivos, resultando em salários baixos, falta de benefícios e instabilidade.
- Para os consumidores: A precarização do serviço afeta diretamente a sociedade, que recebe um atendimento de baixa qualidade.
Além do presidente do SINTETEL, Gilberto Dourado, a reunião contou com a presença do presidente da FENATTEL, José Roberto Silva, do presidente do Sinttel-BA, Joselito Ferreira, e o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
A Anatel se comprometeu a atender à solicitação das entidades sindicais, que é cobrar uma postura mais ética e responsável das operadoras para que elas garantam a qualidade dos serviços e o respeito aos direitos trabalhistas.
Fonte: SINTETEL
UGT - União Geral dos Trabalhadores