29/09/2025
Nos dias 25 e 26 de setembro, no auditório da Fetiesc em Itapema-SC, foi realizada a Plenária Estadual da Fevasc (Federação dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Prestadoras de Serviços, Asseio e Conservação e de Transportes de Valores de Santa Catarina).
Os organizadores realizaram uma homenagem em memória de Maria das Dores Fortunato, ex-presidente do Sindacon Criciúma, que faleceu no dia 16 de setembro deste ano.
O encontro contou com palestras, previsão orçamentária da Federação e discussões sobre o movimento sindical.
A palestra sobre aposentadoria especial foi ministrada pela advogada Dra. Amanda Maister. Já a exposição sobre o estatuto da segurança privada foi realizada pelo delegado da PF e chefe da DELESP-SC, Dr. Alessandre Mauro Tomaz, e o tema sobre a estrutura do MP foi abordado pelo superintendente do Ministério do Trabalho em SC, Paulo Eccel.
Representando o Diretor Geral MPT, Gláucio Araújo de Oliveira, esteve o Procurador Regional do Trabalho e coordenador nacional da CONALIS, Dr. Alberto Emiliano de Oliveira Neto, que falou sobre a última Nota Técnica da Coordenadoria sobre contribuição assistencial.
Seguindo os trabalhos no segundo dia, os ministros do TST Dra. Morgana Richa e Dr. Alexandre Ramos, o membro do MPT Dr. Piero Menegazzi e os assessores jurídicos da Fevasc Dr. Sérgio Neves e Dr. Leonardo de Ávila abordaram o tema “negociação sobre legislação”. Representando o TRT-12 esteve o juiz Antônio Facioli Chedid Junior.
A Conascon foi representada por Manassés Oliveira, também presidente da Feaconspar e UGT-PR. Manassés afirmou que é “fundamental o interesse pelo conhecimento para que o atendimento ao trabalhador sempre seja aprimorado”.
O evento contou com a participação da presidente do Sindacon Criciúma, Jadna Ramos Clemência, do atual presidente da Constrasp, Edilson Silva, que será sucedido pelo recém-eleito presidente da confederação, João Soares, também presidente da Fetravispp, de Neucir Paskoski, presidente do Sindlimp Florianópolis e secretário geral da Fevasc, de Matias José Ribeiro, presidente da Fevasc e do vice-presidente da federação catarinense, Luiz Carlos da Silva.
Também participaram André Santos Filho, presidente do Siemaco-SP, Paulo Roberto da Silva, presidente da UGT Minas e o assessor jurídico da entidade, Sávio Valle, o presidente da UGT-SC, Waldemar Schulz (Mazinho), Henrique Silva, presidente do Sindlimp Caxias, Márcio da Silva, presidente do Sindvig Florianópolis, Modesto Nervis, presidente do Sindvig Chapecó, entre outros.
Fonte: UGT-Paraná
UGT - União Geral dos Trabalhadores