29/09/2025
Representantes da Coordenação de Mulheres no transporte reuniram-se nesta sexta-feira (26), no Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, sob a condução da secretária de Assuntos da Mulher, Edna Andrade, para debater temas relevantes como o Setembro Amarelo e a Campanha Salarial 2025.
A companheira Catia Laurindo, com longa trajetória na defesa das guerreiras, apresentou uma ampla reflexão sobre o cuidado com a saúde mental e a importância de ações efetivas de prevenção ao suicídio e de enfrentamento a transtornos que atingem milhares de brasileiros todos os anos. “A categoria do transporte por ônibus da capital, em razão do estresse e do esgotamento emocional, é especialmente afetada por essa realidade”, alertou.
No Brasil, o Ministério da Saúde registra cerca de 14 mil casos de suicídio por ano. Em média, 38 pessoas tiram a própria vida diariamente. A cada 100 mil habitantes, a taxa é de 9,9 entre homens e 2,6 entre mulheres.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta Catia, 73% dos casos acontecem em países de baixa ou média renda, onde estão concentrados grupos mais vulneráveis, como jovens e negros, frequentemente vítimas de preconceito e disicriminação. Esses índices superam a meta estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que prevê uma redução drástica até 2030.
“A rede de acolhimento faz toda diferença na hora de ajudar quem enfrenta sofrimento psíquico. Na nossa categoria, precisamos incluir, respeitar, apoiar e criar ambientes seguros para todos”, enfatizou.
Ao encerrar sua exposição, Catia deixou uma mensagem de esperança: “Quem tem Deus no coração tem tudo. Com Ele nada é impossível. Pense nisso… você não está só!”. Ela também reforçou a importância do telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), como apoio especializado a quem precisa.
Edna Andrade completou: “É nosso compromisso debater esse tema tão urgente, definir estratégias e levá-las para conscientização nas bases. Vamos realizar um trabalho permanente que alcance, de forma efetiva, toda a categoria, formada por mais de 60 mil trabalhadores e trabalhadoras, entre eles mais de 7 mil mulheres”.
Balanço positivo da Campanha Salarial 2025
No encontro, as integrantes da coordenação avaliaram a Campanha Salarial 2025, realizada sob o lema ‘Juntos Somos Fortes. Unidos, Imbatíveis!’. O resultado foi considerado altamente positivo: nas cláusulas econômicas, alcançou-se a melhor negociação dos últimos 20 anos.
Nas reivindicações específicas das mulheres, houve avanços significativos, como a ampliação das promoções nas garagens, o fortalecimento do combate aos assédios moral e sexual por meio da CIPAA, além da inclusão do programa Emprega + Mulheres. Outras pautas seguem em discussão, como o convênio para compra de material escolar e políticas de apoio a filhos com deficiência.
“O trabalho foi conduzido de forma organizada, estratégica e incansável. O resultado representa a recuperação de conquistas importantes que haviam sido retiradas. Nossa categoria saiu vitoriosa, mas temos a missão de continuar avançando por mais respeito e qualidade de vida para todos”, concluiu o secretário de Assuntos Jurídicos da entidade, Mamédio Lima Silva, presente à reunião.
Fonte: Sindimotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores