29/09/2025
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) está presente em Brasília na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que teve início nesta segunda-feira, 29 de setembro, e segue até quarta-feira, 1º de outubro. A entidade é representada pelas delegadas Cleonice Caetano, vice-presidente da UGT; Maria Edna, secretária nacional da Mulher; Pedrinha Lasmar (Amazonas); e Maria Dorama (Amapá).
Também foram indicadas como suplentes Jovina Marchi, Jane Picanço de Faria e Mariane Bueno Dorsch, ampliando a capilaridade e a força da representação feminina da central. Representando o Sindicato dos Comerciários de São Paulo — entidade filiada à UGT — integram a delegação as delegadas: Cleonice Caetano, Walkiria Ferrari, Cremilda Bastos e Isabel Kausz, reafirmando o compromisso da base sindical na construção de políticas públicas voltadas às mulheres.
A 5ª CNPM segue critérios que garantem diversidade e representatividade: pelo menos 60% das participantes são mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+, com deficiência ou de territórios periféricos.
A programação da conferência está estruturada em três eixos centrais:
Igualdade no mundo do trabalho, com foco em combate ao assédio, salário justo e ascensão profissional, conduzido por Cleonice Caetano;
Política do cuidado, que abrange temas como creches, licenças e infraestrutura urbana, coordenado por Maria Lúcia Ferreira da Silva, do Comitê de Sustentabilidade da UGT;
Combate à violência contra a mulher, abordando assédio laboral, violência doméstica e redes de apoio, conduzido por Ana Cristina dos Santos Duarte, secretária para Assuntos da Diversidade Humana.
A pauta feminina é uma das principais bandeiras da UGT, que reafirma seu compromisso histórico com a promoção da igualdade de gênero, o enfrentamento das desigualdades estruturais e a valorização das mulheres em toda sua pluralidade.
UGT - União Geral dos Trabalhadores