06/10/2025
Na 3ª rodada de negociação com a empresa Vivo, que ocorreu no dia 02/10, o SINTETEL e a Comissão de negociação da FENATTEL rejeitaram a proposta apresentada pela empresa, com índice abaixo do INPC do período, que fechou em 5,05%.
A VIVO insiste no reajuste somente em agosto/26, alegando que qualquer correção neste ano gerará pressão orçamentária. E na proposta, permaneceram as alterações no plano de saúde e a implantação de trabalho aos sábados.
Confira a proposta da Vivo que foi recusada:
• Reajuste Salarial – 4,05% em agosto de 2026 + abono de 50% do salário nominal, com mínimo R$1.600,00.
• VR/VA – 4,05% em agosto de 2026 + abono compensatório de 44,50% do VR/VA.
• Demais benefícios – 4,05% em março de 2026
• Plano de Saúde – Tirar a possibilidade de fazer mudanças de categoria nos planos.
Mais um ano o SINTETEL conseguiu rechaçar a proposta da VIVO de cobrar plano de saúde dos dependentes.
Porém, em relação às demais reivindicações que constam na Pauta aprovada pelos trabalhadores, a Vivo simplesmente ignorou e nada de novo foi apresentado.
De imediato, o SINTETEL se posicionou contrário à proposta apresentada. E cobrou uma proposta decente, pois estamos negociando com a maior operadora de Telecom do Brasil, com excelentes resultados financeiros.
Já passou da hora de ter ganho real para os trabalhadores, de equiparar os benefícios entre os segmentos, de implementar novos benefícios, enfim, reconhecer o valor de seus trabalhadores.
Mobility, 6 X 1 e PPR
Quanto ao Mobility, o SINTETEL insistiu nos dois dias presenciais para todos, principalmente para os pais de crianças atípicas que tiveram que rever todos os tratamentos e acompanhamentos anteriormente planejados.
O SINTETEL está na luta pelo FIM da jornada 6 X 1 e não será admitido implantação de trabalhos aos sábados no administrativo.
Para o PPR, o Sindicato reivindicou um target de 3 salários e adiantamento em julho de 2026. Mas a VIVO não quer negociar o PPR agora e nem garantir adiantamento.
As negociações estão difíceis, mas continuaremos firmes.
Os representantes da empresa se comprometeram a discutir nossa pauta internamente e apresentar nova proposta nos dias 16 e 17/10, data das próximas reuniões.
fonte: Sintetel
UGT - União Geral dos Trabalhadores