UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Presidente da UGT cumpre agenda em Jundiaí


09/10/2025


Ricardo Patah foi recebido pelo presidente do Sincomerciários, Milton de Araújo


A convite da diretoria do Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região, presidido por Milton de Araújo, o presidente da Nacional Brasil da União Geral dos Trabalhadores – UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo – SECSP, Ricardo Patah, cumpriu extensa agenda de atividades na cidade nesta quarta-feira, 8.


Patah estava acompanhado pelo secretário adjunto de organização, formação sindical e política da Central, e secretário geral do Sindicato de SP e da Fecomerciários, Edson Ramos (representando o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta); e pelo secretário de finanças da UGT e tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo – Siemaco, José Moacyr M. Pereira.


Recepção


Pela manhã, Patah e os demais dirigentes que o acompanhavam foram recebidos calorosamente pelos trabalhadores, diretores e comerciários associados do Sindicato, além dos agentes de Relações Sindicais do Magazine Luíza, convidados para a recepção, Renê Santos e Renato Moreira. Também estava presente a psicóloga da Clínica Equilíbrium, Ariane Marsoti.


O presidente Milton deu as boas-vindas aos cerca de 60 participantes e concedeu a palavra aos dirigentes convidados e diretores. Edson Ramos e Moacyr Pereira agradeceram pela recepção no auditório da sede do Sindicato e falaram um pouco sobre as recentes ações sindicais das respectivas entidades as quais representam. 


Patah falou amplamente sobre a agenda sindical da UGT e do SECSP, ressaltando a recente conquista atribuída ao movimento sindical com a isenção do Imposto de Renda aos assalariados que ganham até cinco mil Reais por mês – o que, segundo ele, representa uma importante conquista da classe trabalhadora rumo à justiça social. 


O dirigente também falou sobre a importância das ações sindicais para a promoção da igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho; a geração de empregos e as oportunidades geradas nos mutirões do emprego realizados pelo Sindicato em São Paulo – que emprega milhares de pessoas em todas as edições. 


Ele também falou sobre a luta pelo fim da escala 6x1, um tema em trânsito nas esferas governamentais e que tem ganhado cada vez mais o apoio dos trabalhadores, das entidades sindicais e de empresas preocupadas com o bem-estar dos seus empregados, mas que ainda precisa transpor os tabus, como explicou o dirigente: 


“Precisamos eliminar os limites desse opressor sistema de castas, que exclui um grupo de pessoas às margens da sociedade, como é o caso do trabalhador que cumpre jornadas excessivas e não tem tempo para o lazer e a diversão, das pessoas com deficiência, dos negros, das mulheres e suas duplas jornadas, além dos desempregados e desalentados. Também precisamos gerar mais oportunidades para os jovens, com capacitação e a valorização do salário mínimo”, disse Patah, entre outros temas importantes abordados por ele durante sua fala. Ele e os demais dirigentes responderam alguns questionamentos e dúvidas da plateia, que ouviu atenta às abordagens.


Podcast


Depois de falar com os trabalhadores do Sindicato, Patah participou do programa de podcast do Sindicato, o “PodSin com Milton de Araújo”, apresentado pelo próprio Milton. Foram pouco mais de 30 minutos de bate papo, onde Patah e o dirigente Moacyr falaram sobre os temas abordados na recepção e, entre outros assuntos, a participação das entidades sindicais em eventos internacionais para a promoção dos direitos dos trabalhadores. O programa estará, em breve, disponível na página do Sindicato no YouTube, bem como nas redes sociais, em @sincomerciariosjundiai e no site da entidade.


Magalog


No início da tarde, os agentes de Relações Sindicais do Magazine Luíza, Renê Santos e Renato Moreira, conduziram uma comitiva composta pelos visitantes, Milton e assessores do Sindicato até o CD 300 do Magazine Luiza, localizado na cidade de Louveira. A visita se deu a pedido do presidente Patah, que estava ansioso para conhecer o sistema automatizado de entregas rápidas da empresa, além da megaestrutura de logística do local.


A comitiva foi recebida por uma equipe de gestores, entre eles, o diretor executivo de logística, Márcio Chammas, o diretor de Gestão de Pessoas e Melhoria Contínua, Wiliam Miguel e o gerente geral do CD, Gabriel Nunes. 


De acordo com os dados apresentados, com 88 metros cúbicos de armazenagem, o CD 300 atende 98 lojas, possui 9.500 trabalhadores e está abrindo cerca de 3 mil vagas de trabalho na operação de Louveira. A Magalu emprega cerca de 10 mil pessoas em todo o País.


O grupo, conduzido pelo gerente Gabriel, conferiu de perto alguns dos principais processos internos da logística premiada do CD 300 do Magalog – uma estrutura que impressionou a todos, sobretudo Patah e Milton, que ficaram admirados com tamanha imensidão da operação em um ambiente extremamente adequado aos trabalhadores, moderno, automatizado e eficaz.


“A política organizacional humanizada e a estrutura moderna desse lugar impressiona, pois mostra que essa é uma empresa realmente preocupada com a qualidade do atendimento, mas, sobretudo, com a saúde e o bem-estar dos seus empregados”, disse Milton, agradecendo aos gestores no final da visitação pela oportunidade de estar num local com tamanha importância.


Comércio


Durante a agenda, em Jundiaí, os dirigentes da UGT e do SECSP ainda tiveram a oportunidade de fazer uma breve visita ao Sincomércio da cidade, onde foram recebidos pelo presidente Edson Maltoni, e falaram sobre assuntos de interesse da categoria comerciária, como a Campanha Salarial vigente e as negociações coletivas em andamento.





logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.