09/10/2025
Durante a solenidade de inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, nesta quinta-feira (9), em Camaçari, o presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, manifestou preocupação com a presença de trabalhadores estrangeiros na unidade recém-instalada. Ao lado da vice-presidente da entidade, Cíntia Samara, e do secretário nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Lavigne, o dirigente sindical defendeu que os postos de trabalho gerados pela nova planta sejam prioritariamente destinados à população local.
“Quando chegamos aqui, encontramos um grande número de trabalhadores que não são brasileiros e nem baianos. A fábrica está sendo instalada com incentivos concedidos pelo governo do Estado, e queremos que os empregos gerados pela BYD sejam para o povo baiano”, afirmou o dirigente sindical.
Marcelo Carvalho ressaltou que a preocupação da UGT-BA não é de caráter “destrutivo”, mas sim “construtivo”, ao destacar a necessidade de garantir oportunidades para os trabalhadores locais, mesmo que isso exija programas de qualificação mais longos.
“É preciso preservar o emprego para o povo baiano, para a população de Camaçari, em especial. Mesmo que seja necessário capacitar os trabalhadores, inclusive com formação no exterior, queremos que esses postos fiquem com o nosso povo, especialmente com a população negra e periférica. O governo e a empresa precisam investir mais na qualificação da mão de obra local”, concluiu.
O empreendimento representa um investimento de R$ 5,5 bilhões, com capacidade de poderá gerar mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos, e marca o início da produção de veículos da empresa no país.
A solenidade de inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD contou as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do presidente global da BYD, Wang Chuanfu. Também participaram executivos da montadora e autoridades locais, como o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
Fonte: Política Livre
UGT - União Geral dos Trabalhadores