17/10/2025
O SIEMACO São Paulo marcou presença no 6º SindiMais – Encontro Nacional do Setor Sindical e de Gestão, realizado nesta quinta-feira (16), no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo. Representaram o sindicato as diretoras Daniela Sousa, Márcia Adão e Maria Silva, além dos diretores Elmo Nicácio (Lagoa), Nilson Ferreira, Fábio Cruz, Danilo de Jesus e Roberval dos Santos (Soldado).
O evento, reconhecido como um dos maiores encontros sindicais e trabalhista do Brasil, reuniu lideranças sindicais, empresariais e políticas para discutir o futuro das relações de trabalho, a inovação no setor e o papel dos sindicatos na construção de um mercado mais justo e equilibrado.
Um dos pontos altos da programação foi o painel sobre a escala 6×1, intitulado “Decifrando a proposta de redução da jornada e seus impactos para empresas, trabalhadores e relações sindicais”. O debate contou com a participação de Ricardo Patah, presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo; Rui Monteiro, presidente do Seac-SP e vice-presidente da Febrac – Região Sudeste; e Reginaldo Lopes, deputado federal (PT-MG). A mediação ficou a cargo de Líliam Regina Pascini, advogada sindical e diretora da Associação Paulista de Relações e Estudos Sindicais.
Ricardo Patah teceu muitas críticas à escala 6×1. “Essa jornada é exaustiva, desumana e incompatível com os avanços sociais e tecnológicos do país. Estamos diante de uma questão de sociedade. Que tipo de país queremos construir? O Brasil é extraordinário, e não é admissível que, em pleno 2025, com tanta tecnologia disponível, ainda não tenhamos garantido o direito ao lazer e descanso dignos. Os trabalhadores de comércio e serviços são massacrados por uma carga de mais de 12 horas diárias, entre as atividades, deslocamento, ida e volta para casa. A escala 6×1 oficializa um esquema de trabalho análogo à escravidão.”
Para Reginaldo Lopes, não é justificável uma jornada exaustiva de 44h. “Estamos falando do direito do trabalhador de ter vida para além do trabalho. Para continuar a ter ganho na economia, precisa ter saúde coletiva, saúde mental e qualidade de vida. A redução da jornada de trabalho é mais um ganho de produtividade na economia brasileira.”
Já Rui Monteiro defende a flexibilização na escala 6×1. “É uma polêmica grande, que acaba virando mais uma polarização, porém que deve ser olhada por vários ângulos. Eu sou a favor da flexibilização. Precisamos avançar em vários pontos. Inclusive na área trabalhista. A escala tem viabilidade, e acredito que irá melhorar inclusive a saúde mental, um dos grandes problemas da atualidade. Mas é essencial que a redução da jornada e o debate sejam feitos considerando a realidade das empresas, inclusive seus custos operacionais, sem que isso se traduza em perda de direitos ou precarização para os trabalhadores.”
Outro painel de destaque foi o que tratou de “Desenvolvimento Econômico e Inclusão: o papel do Estado, das empresas e dos sindicatos para a empregabilidade de jovens e mulheres”, com a presença de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; Tabata Amaral (PSB-SP), deputada federal; e Vander Morales, presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem.
Além desses temas centrais, o SindiMais abordou pautas sobre tecnologia, digitalização, pejotização, competitividade e o futuro das relações de trabalho, em um ambiente de diálogo e construção coletiva.
A participação do SIEMACO São Paulo reforça o papel da entidade nas discussões nacionais sobre as novas dinâmicas do trabalho e o fortalecimento das relações sindicais. “Estar presente no SindiMais é essencial para acompanhar de perto os debates que definem o futuro das relações de trabalho e garantir que a voz dos trabalhadores da limpeza urbana e do asseio e conservação esteja representada”, destacou Daniela Sousa, diretora responsável pela subsede Santo Amaro do SIEMACO-SP.
De acordo com os organizadores, o evento — que chegou à sua 6ª edição — já reuniu representantes de mais de 750 categorias sindicais, somando 3.500 participantes e cerca de 130 palestrantes ao longo de sua trajetória. A feira de negócios, com mais de 600 m² de área de exposição, é um dos diferenciais do encontro, que reuniu mais de 60 marcas patrocinadoras, oferecendo soluções inovadoras voltadas à gestão sindical, tecnologia e serviços.
O SindiMais é uma iniciativa da Efettiva Comunicação e Eventos e da HiGestor Soluções em Gestão, cujo objetivo é também reconhecer profissionais, sindicatos e empresas que contribuem para o avanço do mundo do trabalho no Brasil. O evento destacou práticas de inovação, excelência em gestão e impacto social, reforçando o compromisso do setor sindical com a modernização e a defesa dos direitos trabalhistas.
*Por Alexandre de Paulo (MTb 53.112/SP), reportagem e fotos
Fonte: Siemaco
UGT - União Geral dos Trabalhadores