UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Ricardo Patah participa do Conarts 2025 e destaca principais pautas sindicais


17/10/2025

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, participou na manhã desta sexta-feira (17) do Congresso Nacional de Relações Trabalhistas e Sindicais — Conarts 2025, realizado de forma híbrida no Hotel eSuites Transamerica Congonhas, em São Paulo. Promovido pela Consult, o evento reuniu Gestores, Líderes e Especialistas em Relações Trabalhistas e Sindicais (RTS), além de Gestores Jurídicos Trabalhistas, Executivos de RH, Gestores de Pessoas, Advogados, Juristas, Administradores, Economistas, Sindicalistas e outros profissionais interessados em aprofundar os debates sobre o futuro das relações de trabalho no Brasil.


O Conarts 2025 contou com palestrantes de renome, reconhecidos por sua expertise e contribuição em suas áreas de atuação, que abordaram temas atuais e estratégicos, promovendo a atualização de conhecimentos e a troca de experiências entre os participantes. As discussões contemplaram as novas perspectivas nas relações trabalhistas e sindicais, os impactos da inteligência artificial na gestão de pessoas, os riscos psicossociais no ambiente de trabalho e o papel da liderança na promoção da saúde mental. Também houve análises sobre jurisprudências recentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de reflexões sobre desafios e oportunidades nos setores de óleo e gás, comércio, indústria e serviços.


Em sua participação, Ricardo Patah destacou conquistas importantes do movimento sindical e reforçou pautas prioritárias da classe trabalhadora. “A isenção do imposto de renda até cinco mil reais foi uma vitória nossa, algo extraordinário. Estamos lutando agora para que a PLR também seja isenta e tenha reajuste. Outras duas demandas fundamentais são o transporte público gratuito e a redução da jornada de trabalho, especialmente para as mulheres do comércio, que, após a jornada formal, continuam trabalhando em casa”, afirmou o dirigente.


Patah também alertou para os desafios impostos pela automação e digitalização do trabalho, que têm provocado o desaparecimento de profissões tradicionais, como a de caixas de supermercado, substituídas por sistemas de autoatendimento. “Outra questão que nos preocupa são os trabalhadores de plataformas, que ainda não contam com garantias básicas e direitos assegurados”, completou.


Com debates ricos e participações relevantes, o Conarts 2025 consolidou-se como um dos principais fóruns nacionais sobre o futuro das relações trabalhistas e sindicais, promovendo diálogo, conhecimento e integração entre os diversos atores que constroem o mundo do trabalho.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.