07/11/2025
O presidente da UGT-BA (União Geral dos Trabalhadores da Bahia), Marcelo Carvalho, agradeceu, nesta quinta-feira (6), ao deputado federal Leo Prates (PDT), relator do Projeto de Lei nº 3361/2012, que propõe a alteração da Lei nº 12.023/2012. Segundo o dirigente, o parlamentar baiano teve “papel fundamental” na condução do relatório, “que respeita a organização sindical e reafirma o compromisso com a valorização das representações legítimas”.
Ainda segundo Carvalho, a alteração da lei traz estabilidade ao movimento sindical e à representação dos trabalhadores, “acabando de vez com a invasão das bases dos sindicatos por pseudo-representantes sindicais”.
“Essa é uma luta antiga da nossa categoria, e o apoio do deputado Leo Prates foi essencial para garantir que a justiça fosse restabelecida. Esse projeto corrige uma distorção que prejudicava milhares de trabalhadores e sindicatos em todo o país”, afirmou Marcelo Carvalho.
“A aprovação da alteração da Lei nº 12.023/2012 na Câmara Federal vai dar um ponto final nessa história, e a expectativa é que a proposta seja aprovada na CCJ e entre em vigor em breve”, disse Carvalho, ao salientar que “este foi um movimento nacional, com a participação de diversas centrais sindicais, como a UGT, CUT, CTB, Nova Central e Força Sindical”, finalizou.
UGT - União Geral dos Trabalhadores