07/11/2025
O presidente da FENASCON, Paulo Rossi, foi homenageado nesta quinta-feira (6) durante o evento “Protagonistas do Trabalho”, promovido pelo Governo do Estado do Paraná em parceria com o Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. O reconhecimento destaca sua importante contribuição ao mundo do trabalho quando exerceu o cargo de secretário de Estado do Trabalho em 2018, sendo o primeiro representante oriundo do movimento sindical a ocupar o posto.
Durante sua gestão, o Paraná se consolidou como referência nacional em políticas públicas de empregabilidade e inclusão, com destaque para os mutirões do emprego e o fortalecimento do SINE, que alcançou o topo do ranking nacional em intermediação de mão de obra.
“Recebo esta homenagem com gratidão e emoção. Agradeço ao secretário Paulo do Carmo pelo gesto e a todos os ex-secretários que contribuíram com o desenvolvimento do trabalho no Paraná. O trabalho é o melhor programa social do mundo, porque é dele que nasce a verdadeira dignidade humana”, afirmou Rossi.
Paulo Rossi também agradeceu à ex-governadora Cida Borghetti, pela oportunidade concedida à época, reconhecendo a confiança depositada em um nome vindo do movimento sindical. O ex-secretário estendeu ainda o agradecimento ao atual governador Ratinho Júnior, destacando o compromisso do governo estadual com a geração de emprego e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão social.
O evento, realizado no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu, reuniu autoridades, gestores municipais, agentes das Agências do Trabalhador e representantes de empresas e instituições parceiras. Além das homenagens, o encontro foi marcado pelo anúncio de um investimento de R$ 24 milhões para a aquisição de 240 veículos destinados às Agências do Trabalhador em todas as regiões do Estado, uma medida que moderniza a estrutura de atendimento, amplia o alcance das ações itinerantes e reforça a política de empregabilidade do Paraná.
Em um momento de emoção, Paulo Rossi relembrou suas origens e dedicou a homenagem à sua mãe, dona Erci, a quem chamou de “maior incentivadora de sua trajetória”.
“Venho de uma família simples e de uma mãe que sempre acreditou no poder transformador do trabalho. Foi ela quem me ensinou que dignidade e esforço caminham juntos”, disse, emocionado.
Rossi também destacou o papel do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do Secretário Nacional de Qualificação do MTE, Magno Lavigne, e as ações do governo Lula, ressaltando o compromisso federal com a empregabilidade, a valorização da renda e o respeito à dignidade do trabalhador.
“O Brasil volta a olhar para quem constrói o país com as próprias mãos. O governo Lula e o ministro Luiz Marinho têm mostrado que é possível unir desenvolvimento econômico e justiça social”, concluiu.
UGT - União Geral dos Trabalhadores