09/11/2025
Reunindo representantes de 43 países e da União Europeia, a Cúpula do Clima realizada no Pará resultou na aprovação da Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas. O documento destaca a necessidade de colocar as populações mais vulneráveis no centro das políticas climáticas globais, unindo esforços para enfrentar os impactos sociais e ambientais da crise climática.
O evento, realizado como prévia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) — que ocorrerá de 10 a 21 de novembro —, reforçou o papel do Brasil como protagonista nas discussões internacionais sobre sustentabilidade e justiça social.
A UGT (União Geral dos Trabalhadores) já confirmou sua delegação pronta para participar da COP30, que terá início nesta segunda-feira, às 10h. Para o presidente da entidade, Ricardo Patah, é urgente transformar compromissos em ações concretas:
“É urgente e necessário que saíamos das promessas e das discussões e, definitivamente, passemos a agir contra as mudanças climáticas, haja vista o que aconteceu no Brasil com a passagem de um tornado com ventos de 200 quilômetros por hora”, destacou.
A Declaração de Belém marca um passo importante rumo a uma agenda climática mais humana, que reconhece que combater a fome e a pobreza é também lutar por um planeta mais equilibrado e sustentável.
UGT - União Geral dos Trabalhadores