12/11/2025
A maior entidade de transporte por ônibus da América Latina, completou nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, 92 anos de história marcada por lutas, mobilizações e conquistas.
Para reverenciar esta trajetória ímpar, a diretoria plena do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SMTTRUSP) organizou plenária, que contou com a presença da trabalhadores, delegados, militantes, personagens que ajudaram a escrever momentos marcantes, bem como representantes sindicais que apoiam nosso trabalho no setor de transporte.
Num auditório lotado, o presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque), que está na categoria desde jovem – hoje tem 47 anos – destacou o momento como especial. “Uma honra estar na frente da entidade para contar esta história rica, vitoriosa e repleta de conquistas. E prestar homenagem aos companheiros ‘lendas vivas’ e os que não estão mais conosco, que ergueram os tijolos de nossa caminhada. Parabéns condutores de São Paulo”, ressaltou.
Durante a plenária, diversas lideranças, ex-diretores e ex-presidentes – José Aureliano Ribeiro de Vasconcelos (Ribeiro), Luiz Gonçalves (Luizinho), José Alves do Couto Filho (Toré) – empunharam o microfone e contaram para a “nova geração” momentos emblemáticos, lutas, enfrentamentos e mobilizações, sendo contemplados com placas em homenagem aos relevantes serviços prestados à categoria.
Lembramos com justiça de companheiros, que também estiveram à frente da entidade, como Valmir Santana da Paz (Sorriso), Cristiano de Almeida Porangaba (Crizinho), Gregório Poço (in memorial), dentre tantos outros que merecem nosso respeito.
“Uma aula para quem deseja fazer sindicalismo com inteligência, coragem e idealismo, como nós fizemos no passado e seguimos adiante no presente” destacou o presidente licenciado, Edivaldo Santiago, que relembrou por exemplo sua prisão durante seis meses em 2003 por defender os direitos dos trabalhadores.
Outra personalidade que se confunde com a história do Sindicato, o secretário de organização e relações do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza, um dos ex-presidentes da entidade, fez apresentação da caminhada de luta da entidade desde sua fundação. “Mostramos em detalhes nossa retrospectiva para os amantes do movimento sindical, que saberão como construimos nossa jornada de vitórias com luta e representação de base”, afirmou.
A plenária também contou com a presença marcante do presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo (FTTRESP) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Valdir de Souza Pestana. “Somos parte viva, forte e orgânica da história deste Sindicato, que tornou-se o maior da categoria na América Latina, pois jamais abriu mão da luta e da organização de base pelo fortalecimento de sua gente. Viva os trabalhadores do transporte e os condutores de São Paulo”, ressaltou.
A direção do Sindicato parabeniza, agradece e se compromete a trabalhar de forma incansável para resgatar conquistas e reconduzir a categoria, assim como foi feito na Campanha Salarial 2025, no caminho das vitórias. Não somos conduzimos, conduzimos, vivaaaaa os 92 anos!!!
Fonte: Sindimotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores