17/11/2025
Em atitude inédita, a Keeta, maior empresa de entrega de alimentos com motocicletas do mundo, fez visita de cortesia ao SindimotoSP, representante legítimo da categoria em São Paulo, para abrir canal de diálogo, apresentar à empresa e conhecer melhor o trabalho do sindicato.
A empresa iniciou nessa semana projeto piloto de entregas em Santos e pretende estender operações na capital paulista, região metropolitana, interior e demais estados brasileiros.
E mesmo diante do cenário de precarização que os entregadores vivem no Brasil, a Keeta procurou o SindimotoSP para abrir canal de conversas que visem o bem estar do trabalhador.
A atitude da Keeta é inédita no Brasil, já que iFood e Uber Eats, por exemplo, além de outras empresas que exploram o setor de delivery, jamais tiveram essa prerrogativa de conversar com os sindicatos, pelo contrário, promoveram práticas antissindicais que foram alvo de ação cívil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT) que aplicou multa milionária no iFood.
Atualmente, discute-se no Congresso Nacional a regulamentação das empresas de app, tendo o SindimotoSP e UGT, além de outros sindicatos de motofrete e centrais sindicais de todo páis, presentes na discussão em defesa dos entregadores.
Já no Supremo Tribunal Federal (STF), está marcada audiência pública para esse ano ainda, que irá definir se existe vínculo empregatício entre as empresas de aplicativos e entregadores.
No Tribunal Superior do Trabalho (TST), os magistrados seguem como guardiões dos direitos dos trabalhadores, bem como o MPT, que vem defendendo a CLT.
Estiveram na reunião representando a Keeta, o diretor Sr de Relações Governamentais, Fernando Vieira, Gabriela Severo e Guilherme Utuari. Da parte do SindimotoSP estavam o presidente Gilberto Almeida dos Santos, e os diretores Marcos Alves e Marcio Bernardino.
Em breve, nova reunião será agendada nova reunião para avançar no temas tratados.
Fonte: Sindimoto
UGT - União Geral dos Trabalhadores